Acontece de 29 de julho a 4 de agosto.
O MDOC – Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço está de volta e assinala este ano 10 anos de atividade e resistência na divulgação e promoção da cinematografia documental social e etnográfica, uma década de dedicação e atividade ao mundo do cinema documental.
Entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, Melgaço torna-se “uma janela aberta para o cinema documental social e etnográfico“, e a edição deste ano, além dos filmes a concurso, tem um foco especial no cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974. As inscrições para o concurso podem ser feitas até 19 de maio, e também já estão abertas as inscrições para as residências de cinema e fotografia, para a oficina de cinema.
Como explica a organização, o evento “pretende continuar a ser um meio de reflexão através do documentário sobre identidade, memória e fronteira, contribuindo para a criação de um exaustivo arquivo audiovisual do território“.
“Numa atmosfera de convívio e partilha entre realizadores, público e participantes, o MDOC continua a apostar na apresentação de documentários com expressão cinematográfica que interrogam o mundo em que vivemos e nos desafiam a debater questões universais com foco nos direitos humanos“, revela Carlos Eduardo Viana, coordenador do MDOC – Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço.
Dentro do festival acontecem várias iniciativas, como o Fora de Campo – Curso de Verão (que terá como temática “Cinema e Revolução“), residências cinematográficas e fotográficas. No âmbito do Plano Frontal, a residência “Produzir um documentário” vai desafiar quatro equipas a realizar quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Já no âmbito do Plano Frontal – Residência Fotográfica, os participantes serão desafiados a fotografar sobre temas locais que lhes serão propostos. Ambas decorrem entre 26 de julho e 4 de agosto e são orientadas por Pedro Sena Nunes.
As inscrições para as várias iniciativas, assim como os regulamentos, podem ser encontrados no site oficial do MDCO – Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço.