A versão 2025 do Mazda CX-60 já está disponível para encomenda, chegando a Portugal algures na primavera.
A Mazda apresentou recentemente a versão 2025 do CX-60, um SUV que recebe atualizações em diversas áreas, incluindo mecânica, interiores e tecnologia. As encomendas já estão disponíveis em Portugal, com mudanças que abrangem diferentes componentes do modelo. A par do lançamento do Mazda CX-80, um SUV de sete lugares, este modelo mantém as características distintivas da marca japonesa.
A chegada ao mercado está prevista para a primavera, trazendo melhorias no conforto e na estabilidade devido a atualizações no sistema de suspensão. graças a uma evolução no sistema de suspensão. A combinação de um esquema de braços sobrepostos à frente com um eixo multi-link na traseira permite um comportamento mais equilibrado, enquanto a afinação da estabilidade contribui para uma condução mais fluida. O conceito Jinba Ittai, que traduz a união entre condutor e automóvel, continua a ser uma das características centrais deste modelo.
No habitáculo, os acabamentos foram aprimorados, destacando-se a introdução de bancos em pele Nappa preta nos níveis Homura e Homura Plus, assim como um novo revestimento para o painel interior. O tejadilho e os pilares recebem agora um acabamento em preto, combinando com os painéis interiores em preto mate e detalhes de inspiração metálica. No exterior, a paleta de cores foi atualizada com a adição da tonalidade Zircon Sand Metallic, elevando para nove o total de opções cromáticas disponíveis.
A filosofia de design da Mazda baseia-se na tradição artesanal japonesa, refletindo-se na selecção de materiais como madeira de ácer, pele Nappa e têxteis japoneses. A seleção de materiais como madeira de ácer, pele Nappa e têxteis japoneses confere ao CX-60 um ambiente sofisticado e uma identidade distinta.
A gama de motores continua a seguir a Abordagem Multi-Soluções da Mazda, oferecendo duas opções: um sistema híbrido plug-in e uma motorização Diesel. O motor 2.5 e-Skyactiv PHEV combina um bloco a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros com um motor elétrico de 129 kW, alimentado por uma bateria de 355 V e 17,8 kWh. O conjunto debita uma potência total de 327 cv e 500 Nm de binário, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. Com um consumo de combustível de 1,4 l/100 km e emissões de CO2 entre 31 e 33 g/km, esta versão alia eficiência e desempenho.
A alternativa Diesel assenta no motor 3.3 e-Skyactiv D, disponível em Portugal com 200 cv e 450 Nm de binário. Equipado com o sistema M Hybrid Boost de 48V, este propulsor oferece uma condução eficiente e dinâmica, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 212 km/h. O consumo de combustível situa-se entre 5,0 e 5,1 l/100 km, com emissões de CO2 entre 129 e 133 g/km. Ambos os motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades.
A segurança é outro dos aspetos reforçados, com um conjunto de tecnologias i-Activsense que contribuíram para a obtenção da classificação máxima de cinco estrelas nos testes Euro NCAP. Sistemas avançados de assistência à condução garantem proteção adicional tanto para os ocupantes, como para os outros utentes da estrada.
Em Portugal, a gama CX-60 divide-se entre duas motorizações e seis níveis de equipamento, do Prime-line aos luxuosos Takumi e Takumi Plus. O PHEV tem preços que começam nos 58.986€ para a versão Prime-line, podendo ir até aos 71.521€ no patamar Takumi Plus. No caso do Diesel, os valores variam entre os 70.032€ para a versão base e os 84.332€ na configuração mais completa. O custo final pode oscilar consoante a seleção de pacotes opcionais e personalizações adicionais.