A plataforma de streaming Max será uma das que vai beneficiar de uma parceria entre a Warner Bros. Discovery e o Google Cloud.
A Warner Bros. Discovery anunciou uma parceria com o Google Cloud para utilizar o Vertex AI para gerar legendas nas suas diversas plataformas. O novo sistema de legendagem baseado em Inteligência Artificial, voltado principalmente para programação improvisada (notícias, desporto e reality shows no Max, CNN e Discovery+), foi projetado para reduzir significativamente o tempo e os custos de produção.
A Warner Bros. Discovery afirma ser capaz de reduzir o tempo de produção de legendagem em 80% e os custos em até 50%, mantendo ao mesmo tempo a supervisão humana para garantir um certo nível de qualidade. Esta abordagem deverá até melhorar a precisão e a fiabilidade da Inteligência Artificial ao longo do tempo.
Vale a pena lembrar, no entanto, que a criação de legendas precisas – especialmente para transmissões de TV em direto e conteúdo improvisado com diálogos sobrepostos – continua a ser uma tarefa complexa, tradicionalmente realizada por transcritores qualificados. Embora as legendas geradas por IA possam reduzir a necessidade de intervenção humana, permanecem preocupações sobre a sua capacidade de lidar com as nuances da transcrição em tempo real.
Legendas no Max poderão ser criadas através de inteligência artificial
Resta saber se a Warner Bros. Discovery estenderá esta tecnologia a programas scripted, isto é, com guião (filmes, séries), onde a legendagem envolve a transcrição de detalhes muito mais complexos, como efeitos sonoros e expressões culturais.