Um valor que correspondeu a aproximadamente um terço da contribuição económica total da empresa para o país, que no passado ano se traduziu em 3.078 milhões de euros, representando 1,2% do PIB português.
As marcas próprias do Lidl, um pilar fundamental da sua estratégia e modelo de negócio, tiveram um impacto significativo na economia portuguesa em 2023.
De acordo com o mais recente Estudo de Impacto Socioeconómico do Lidl em Portugal, conduzido pela consultora Forvis Mazars, as marcas próprias do Lidl, de forma direta, indireta e induzida, geraram cerca de mil milhões de euros para a economia portuguesa em 2023, o que corresponde a aproximadamente um terço do impacto económico total da atividade do Lidl em Portugal. Para cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, foram gerados 1,84€ na economia nacional.
Para além do impacto na criação de riqueza, as marcas próprias do Lidl também desempenharam um papel crucial na geração de emprego. O estudo indica que, em 2023, as marcas próprias contribuíram para a criação de quase 24.000 empregos em Portugal. No total, a atividade do Lidl em Portugal, incluindo as marcas próprias, contribuiu para a geração e manutenção de 84.136 postos de trabalho, o que significa que por cada posto de trabalho gerado diretamente pelo Lidl, foram criados ou mantidos 10,4 novos empregos no país.
O Lidl investe continuamente na sua oferta de marca própria, que representa cerca de 80% do seu sortido, tendo em conta as tendências de mercado e a certificação dos seus artigos. A empresa privilegia os produtos nacionais sempre que possível, como forma de garantir a qualidade e apoiar os produtores locais. Em 2023, cerca de metade dos produtos de marca própria do sortido permanente do Lidl eram provenientes de fornecedores portugueses.
Os setores que mais beneficiaram do impacto económico das marcas próprias do Lidl foram: “Produtos da agricultura, caça e serviços relacionados”, “Produtos alimentares” e “Produtos da pesca”, tanto em termos de geração de riqueza como de criação de emprego.
Em 2023, a contribuição económica total do Lidl para Portugal, considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos, atingiu os 3.078 milhões de euros, o que representa 1,2% do PIB nacional. Desde 2014, o Lidl tem vindo a aumentar a sua contribuição para o PIB português, num total de quase 23 mil milhões de euros.