Em média, foram apresentadas 614 reclamações por dia.
O ano de 2024 ficou marcado por um novo recorde de reclamações registadas no Portal da Queixa, com um total de 224.256 ocorrências. Este número representa um aumento de 10,7% em comparação com 2023, que contabilizou 202.580 queixas. Entre os setores mais mencionados destacaram-se Correio, Transporte e Logística, Serviços e Administração Pública, e Comunicações, TV e Media, categorias que lideraram o volume de reclamações apresentadas pelos consumidores.
O mês de setembro registou o menor número de queixas (7,75% do total), enquanto dezembro foi o mês mais movimentado, concentrando 10,17% das ocorrências. Em média, foram apresentadas 614 reclamações por dia, sendo que a maioria foi submetida por utilizadores do sexo masculino (51,9%), com uma idade média de 42 anos.
De acordo com o relatório anual, a categoria Correio, Transporte e Logística manteve-se como a mais reclamada, concentrando 13% do total de queixas. Outros setores que figuraram entre os mais problemáticos incluem Serviços e Administração Pública (9,7%), Comunicações, TV e Media (7,9%) e Informática, Tecnologia e Som (6,2%).
Entre as marcas mais visadas, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) destacou-se como líder nas reclamações, tendo sido a entidade mais referida em 10 dos 12 meses do ano. Seguiram-se a MEO, os CTT, a Worten e os CTT Expresso.
Apesar do aumento do volume de reclamações, várias marcas demonstraram esforços significativos para resolver os problemas reportados pelos consumidores. Entre as categorias com maiores taxas de solução, destacaram-se Hiper e Supermercados (82,1%), Comunicações, TV e Media (78,8%) e Correio, Transporte e Logística (72,2%).
As categorias que registaram os maiores aumentos percentuais de reclamações em relação a 2023 foram Beleza, Estética e Bem-Estar, com um crescimento de 50,5%, Automóveis, Motas e Bicicletas (27,1%) e Internet, Sites e Negócios (25,3%).
Entre os temas mais pesquisados na plataforma, a operadora Digi, que entrou no mercado português em novembro, destacou-se como a marca mais procurada em 2024. Já as palavras mais frequentes nas reclamações incluíram “encomenda”, “entrega” e “burla”, espelhando as principais preocupações dos consumidores.
Além do aumento de reclamações provenientes de Portugal, o Portal da Queixa recebeu registos de 104 países diferentes, destacando-se o Brasil (39,6% das ocorrências), França (10,3%), Espanha (9,1%), Suíça (7,3%) e Reino Unido (6,4%). Estes números reforçam o papel central do Portal da Queixa como plataforma de referência para os consumidores em Portugal e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.