Chegou a solução portuguesa para idas ao supermercado mais rápidas e práticas

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A maior loja inteligente do mundo é do Continente e fica em Leiria.

Alguma vez ouviram falar na Sensei? Trata-se de uma empresa portuguesa fundada em 2017 com o objetivo de revolucionar o negócio do retalho tradicional, otimizando as lojas e a experiência do cliente com inteligência artificial.

Em 2018, quando ouvimos falar pela primeira vez nesta empresa, ficámos a saber que a Sensei tinha desenvolvido um algoritmo que consegue transformar uma câmara de segurança, ou qualquer câmara previamente instalada, num sensor com capacidade de digitalizar todo o espaço, produtos e interações de visitantes em informação que permite compreender qual a experiência do cliente. Através de um software intuitivo, apresenta a visão da loja, deteta prateleiras vazias, o espaço que os clientes percorrem, se os produtos expostos captam a atenção, contabiliza o fluxo de entrada e saída e todas as interações no espaço de loja e, ainda, se essa movimentação se traduz em venda.

Com a tecnologia do Sensei, o movimento humano no espaço da loja é detetado e os resultados apresentados em tempo real num dashboard. A recolha de dados revela os padrões da interação dentro da loja e reúne essa informação num SaaS (Software as a Service) na cloud, a que retalhista pode aceder em tempo real para identificar tendências, fazer correlações de dados e aumentar a disponibilidade de produtos em prateleira.

E é basicamente isto que tem sido implementado em algumas lojas. Por exemplo, em 2021, ficámos a saber que a Sensei tinha disponibilizado a sua tecnologia na loja Continente situada na Rua D.Filipa de Vilhena nº2C, mesmo em frente ao jardim do Arco do Cego, em Lisboa, naquele que era então o primeiro supermercado da Sonae totalmente tecnológico no que ao pagamento diz respeito.

Já em 2022 surgiram as Galp Smart Store, também possíveis graças à Sensei; em 2023 fomos conhecer o Dojo, o mais sofisticado supermercado autónomo da Europa; e já no ano passado ficámos a saber da existência da loja autónoma da Colibri na A1 sem caixas de pagamento, novamente graças à empresa portuguesa.

E chegando a 2025, eis que a cidade de Leiria ganhou este mês aquela que é a “maior loja inteligente do mundo”.

Com uma área superior a 1.200m2, o que acontece neste supermercado é que é criado um carrinho de compras virtual que vai registando automaticamente, e em tempo real, os produtos que os clientes colocam no carrinho. No final da visita, os clientes que optem pelo smart checkout apenas têm de validar e pagar os produtos, sem necessidade de passar manualmente pelos métodos de pagamento tradicionais.

Como? Graças não só às 1.600 câmaras instaladas no teto da loja – não são câmaras de vigilância, atenção -, que detetam não só os movimentos dos clientes, como dos próprios produtos – mais de 11.000 referências só neste supermercado -, como também às balanças incorporadas em todas as prateleiras da loja. Isto faz com que, cada vez que o cliente agarre num produto, este seja automaticamente adicionado ao carrinho de compras virtual. É tudo feito em tempo real.

Para que tudo isto funcione sem falhas, a maior loja inteligente do mundo conta com 21 servidores, que não estão à vista dos clientes, e 150 quilómetros de cabos que processam toda a informação.

Para artigos de peso variável, como frutas e legumes, os clientes podem utilizar balanças equipadas com dispositivos de digitalização – em 2021, por exemplo, a tecnologia somente detetava fruta pré-embalada. Já na zona da peixaria, são os próprios funcionários que registam os produtos escolhidos no carrinho virtual dos clientes que utilizem o smart checkout.

De resto, e para quem prefere a experiência de compra habitual, a maior loja inteligente do mundo dispõe de seis caixas automáticas e duas manuais, oferecendo ainda 55 lugares de estacionamento gratuito e quatro postos de carregamento para veículos elétricos. O compromisso com a sustentabilidade também é evidente: o espaço está equipado com painéis fotovoltaicos, iluminação LED de baixo consumo e sistemas de controlo de água, além de incentivar o uso de sacos reutilizáveis e caixas próprias nas áreas de frutas, legumes, padaria, charcutaria e take-away.

Continente Bom Dia São Romão necessitou de um investimento de 6 milhões de euros, sendo que 1,5 milhões de euros foram alocados à implementação da tecnologia Sensei. A loja, a 17ª no distrito de Leiria, gerou 28 novos postos de trabalho.

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