“Made to be Played” é a nova campanha de compromisso e sustentabilidade da LEGO

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O Grupo LEGO continua a trabalhar na sua missão de manter os seus tijolos “intemporais” e amigos do ambiente.

A LEGO é tão intemporal como marca como são os seus produtos, e a nova campanha lançada pelo Grupo LEGO destina-se precisamente à sustentabilidade, promovendo ações dos utilizadores a partilharem e passarem o testemunho das suas experiências LEGO, de geração em geração, tudo graças ao compromisso de manter o popular “tijolo” compatível com antigos e novos brinquedos, ao mesmo tempo que inova na qualidade dos seus materiais.

Como explica em comunicado oficial, “a nova campanha da empresa “Made to be Played” (em português, “Feito para Brincar”) demonstra a versatilidade do tijolo LEGO e como pode ser passado de geração em geração, mantendo a mesma qualidade e estimulando uma criatividade excecional. A campanha apresenta alguns dos icónicos sets LEGO da empresa ao longo dos anos, incluindo o primeiro LEGO Castle, de 1978, o Galaxy Explorer, de 1979, e o Black Seas Barracuda, de 1989.”

Com uma patente registada em 1958, o Grupo LEGO compromete-se agora, 66 anos depois, a manter a sua filosofia de design presente em atuais e futuros brinquedos, adicionando formatos de tijolos e peças novas para as suas recriações e sets, mas consciente que todas podem ser interligadas e usadas com gerações LEGO passadas. Tudo aliado a uma lógica de reutilização dos brinquedos, diminuindo desperdício.

Para além disso, o compromisso passa também por elevar os padrões de sustentabilidade ambiental, com novos materiais, como também explica em comunicado: “Apesar da fasquia elevada quanto a materiais, o Grupo LEGO está a trabalhar para aumentar a quantidade de matérias-primas sustentáveis nos seus tijolos para cumprir a sua ambição de fabricar produtos LEGO com materiais renováveis e reciclados até 2032, mantendo o mesmo nível de durabilidade, segurança e consistência.”

Em baixo poderão conhecer melhor as missões e objetivos oficiais do Grupo LEGO, com a nova campanha:

Tijolos LEGO mais sustentáveis

A empresa está a fazer mais progressos nos esforços para tornar os produtos LEGO mais sustentáveis, incluindo o aumento do uso de matérias-primas mais sustentáveis e a introdução de sacos pré-embalados feitos de papel, à medida que reduz a sua pegada de carbono em cada etapa do processo de produção.

Em 2023, 18% de toda a resina comprada foi certificada de acordo com os princípios do balanço de massa, o que se traduz numa média estimada de 12% de fontes renováveis, com o Grupo LEGO a aumentar significativamente a quantidade de resina de balanço de massa adquirida em 2024.

Mais de 600 materiais diferentes foram testados na procura por tijolos e elementos LEGO mais sustentáveis. Alguns foram bem-sucedidos, como o biopolietileno, que é usado para fazer mais de 200 elementos botânicos diferentes e acessórios de Minifigures, ou um novo material chamado arMABS, que é produzido usando mármore artificial reciclado e que se encontra em mais de 500 elementos LEGO transparentes, como sabres de luz, para-brisas e janelas.

O Grupo LEGO tem mais inovações na calha, como o desenvolvimento de um material chamado ePOM, que usa tecnologia de ponta para misturar energia renovável e CO2 de biorresíduos, que está previsto começar a ser usado em 2025 no fabrico de elementos LEGO rígidos, como eixos de rodas.

Construir um futuro sustentável

A campanha surge numa altura em que o Grupo LEGO não se vai poupar a esforços no que respeita a iniciativas de sustentabilidade, tendo aumentado a despesa em iniciativas ambientais em 60% em 2023 vs. 2022 e, até 2025, prevê duplicar a despesa anual em comparação com 2023. Isto é sustentado pela meta da empresa de reduzir as emissões de gases com efeito estufa em 37% até 2032, em comparação com valores de 2019, e alcançar zero emissões líquidas até 2050.

Podem ficar a conhecer em maior detalhe os planos e os esforços de sustentabilidade do Grupo LEGO, na sua página oficial.

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