Os Episódios X, XI e XII de Star Wars serão da responsabilidade de Simon Kinberg.
Segundo o portal Deadline, a Lucasfilm assinou um contrato com Simon Kinberg para o desenvolvimento de uma nova trilogia de Star Wars, novamente supervisionada por Kathleen Kennedy.
A trilogia será uma continuação da saga principal, conhecida como Skywalker Saga, cuja origem data de 1977, com o primeiro filme criado por George Lucas, que, com a introdução das “Prequelas”, passou a ser conhecido como Episódio IV. A Saga Skywalker chegou ao fim em 2019, com o nono episódio, Star Wars: The Rise of Skywalker, realizado por J.J. Abrams.
Neste projeto, Simon Kinberg irá escrever a história e produzir os três episódios no geral, uma estratégia bem diferente da mais recente trilogia, que foi desenvolvida episódio a episódio, com diferentes mentes criativas.
Simon Kinberg conta com um portfólio que poderá não ser da confiança das audiências, tendo assinado projetos como Fan4stic, X-Men: Apocalipse ou xXx: State of the Union, mas conta com experiência no universo Star Wars, ao assinar a aclamada série de animação Star Wars Rebels, enquanto co-criador ao lado de Dave Filoni. Para além disso, Simon Kinberg também serviu de consultor para Star Wars: The Force Awakens.
Este projeto Star Wars juntar-se-á, assim, a uma longa lista de produções atualmente em desenvolvimento, das quais pouco se sabe neste momento, como o novo filme protagonizado por Daisy Ridley – que, até agora, seria a então sequela de The Rise of Skywalker –, o filme da origem dos Jedi, de James Mangold, ou The Mandalorian & Grogu, que, felizmente, já acabou as gravações e está a caminho dos cinemas para 2026.
Até novos filmes, para saciarmos a fome por mais Star Wars, em dezembro teremos, para já, a estreia de Star Wars: Skeleton Crew, em exclusivo no Disney Plus.