L’Oréal Paris reforça alerta para o assédio nas ruas com o relançamento da campanha A Culpa Nunca é Tua

- Publicidade -

O relançamento da campanha A Culpa Nunca é Tua, da L’Oréal Paris, volta a colocar o assédio em espaços públicos no debate público, apoiado por novos números globais.

A iniciativa A Culpa Nunca é Tua regressa integrada no esforço da L’Oréal Paris para reforçar a capacitação das mulheres perante o assédio em espaços públicos, num trabalho desenvolvido em parceria com a organização Right To Be. O projeto faz parte do programa internacional Stand Up, criado em 2020 e já aplicado em dezenas de países, onde mais de quatro milhões de pessoas receberam formação. Em Portugal, a aposta mantém-se na expansão das sessões online, consideradas decisivas para chegar a um público mais amplo.

O relançamento coincide com a Semana Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e pretende chamar a atenção para um fenómeno que continua presente no dia-a-dia. A campanha centra-se nos canais digitais para sublinhar um problema global ainda marcado por estigmas antigos e pela tendência de responsabilizar quem sofre o assédio. De acordo com um inquérito internacional realizado em 2023 pela Ipsos para a L’Oréal Paris, 75% das mulheres já enfrentaram pelo menos um episódio de assédio sexual num espaço público. Metade dos participantes considera que a atitude, o comportamento ou a aparência das mulheres podem justificar estas situações, uma perceção que perpetua a culpabilização da vítima.

O estudo indica ainda que 47% das mulheres já foram alvo de comentários ou piadas de teor sexual sobre o corpo, vestuário ou aparência em espaços públicos, e que 60% alteraram a forma de vestir ou apresentar-se para tentar evitar estes episódios. Estes dados reforçam a necessidade de transformar mentalidades e lembrar que a responsabilidade nunca recai sobre quem é alvo de assédio.

O programa Stand Up mantém-se como uma das principais ferramentas de intervenção, apoiado na metodologia dos 5D’s da Right To Be – Distrair, Delegar, Documentar, Direcionar e Dialogar -, um conjunto de estratégias pensado para que qualquer pessoa possa agir de forma segura ao testemunhar um caso de assédio. A marca reforça a aposta na disseminação destas formações digitais em Portugal, com o objetivo de ampliar a visibilidade do tema e disponibilizar instrumentos práticos que permitam intervir de forma responsável e apoiar quem é visado.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados