Nova iniciativa da Fundação MEO torna 160 lojas mais acessíveis a pessoas surdas, cegas e com mobilidade reduzida, com atendimento em Língua Gestual Portuguesa e apoios tecnológicos.
Assinalando o Dia Global da Consciencialização para a Acessibilidade, que se celebrou no passado dia 16 de maio, a Fundação MEO apresentou o novo conceito Lojas com Sentido, que visa tornar a totalidade da rede de lojas MEO – composta por 160 espaços em território nacional – mais acessível a pessoas surdas, cegas ou com mobilidade condicionada.
Uma das principais medidas introduzidas é a disponibilização de atendimento personalizado em Língua Gestual Portuguesa, através de um sistema de vídeo-interpretação desenvolvido em colaboração com a Serviin. Este serviço permite que pessoas surdas comuniquem com os colaboradores das lojas com o apoio de intérpretes qualificados, acessíveis por telemóvel, plataformas online ou por QR code disponível no local.
Além deste recurso, os clientes podem beneficiar de condições especiais na aquisição de soluções tecnológicas adaptadas, com apoios até 70% do valor. Estão incluídos equipamentos e software de acessibilidade para telemóveis, tablets, computadores e sistemas de comunicação aumentativa.
A iniciativa Lojas com Sentido dá continuidade a um percurso iniciado com os projetos Música com Sentido e Cinema com Sentido, que têm vindo a democratizar o acesso à cultura através da tecnologia, tanto em festivais e concertos como em salas de cinema.