A locomotiva a vapor 0186 celebra 100 anos e continua a circular entre Porto e Ermesinde, mantendo viva a memória da ferrovia portuguesa.
O apito da locomotiva voltou a ressoar na estação de São Bento, no Porto, enquanto o vapor se espalhava pelo espaço, envolvendo quem chegava para observar a histórica máquina. Como acontece sempre que a 0186 é colocada em circulação, uma multidão de curiosos e entusiastas da ferrovia reuniu-se, com câmaras e telemóveis prontos, para ver uma locomotiva que atravessou um século de história e que, nesta época, se apresenta adornada com luzes de Natal. A CP – Comboios de Portugal assinalou o centenário da locomotiva com uma cerimónia simbólica que precedeu as primeiras viagens do Comboio Histórico a Vapor de Natal, que liga o Porto a Ermesinde.
A locomotiva 0186 é reconhecida como um ícone da ferrovia nacional e faz parte da série 0181-0190, construída pelo fabricante alemão Henchel & Sohn e incorporada nos caminhos-de-ferro portugueses entre 1924 e 1925, como parte das indemnizações alemãs após a Primeira Guerra Mundial. Estas máquinas a vapor circularam por todo o país até finais da década de 1970, garantindo ainda ligações importantes como Porto–São Bento a Viana do Castelo e Porto–São Bento à Régua, até à extinção da tracção a vapor em via larga, em 1977.
Entre os anos 1990 e os primeiros anos de 2000, a CP 0186 foi restaurada para integrar serviços especiais e comboios históricos, incluindo o Comboio Histórico do Douro e o Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Até 4 de janeiro de 2026, a 0186 continuará a percorrer o trajeto entre Porto e Ermesinde aos fins de semana, em viagens que combinam o som inconfundível do apito, o vapor que se eleva pelo ar e a decoração natalícia, convidando todas as gerações a reviver a história a bordo de um verdadeiro símbolo da ferrovia portuguesa.
Foto: CP – Comboios de Portugal
