Até lá, decorrerá uma avaliação ambiental estratégica para as várias alternativas.
Lisboa, Alcochete, Montijo, Beja, Santarém, Alverca, Tancos… Muitas são as localizações apontadas para um futuro aeroporto de passageiros a funcionar em Portugal, mas a indefinição por esta altura ainda é total. E pelos vistos, só mesmo no final de 2023, isto sem contar com possíveis atrasos, é que teremos noção de onde o futuro aeroporto será instalado.
Em entrevista à TVI/CNN Portugal no passado dia 12 de setembro, o primeiro-ministro António Costa referiu estar muito perto de ter um entendimento com o PSD sobre “a metodologia” a seguir para a localização do novo aeroporto, uma vez que o diálogo com o líder do PSD, Luís Montenegro, tem decorrido “de forma serena”.
Basicamente, o primeiro-ministro e o líder da oposição irão definir as alternativas às quais devem ser feitas uma avaliação ambiental estratégica. “E depois da avaliação ambiental estratégica concluída se tomará uma decisão final”, vincou António Costa, durante a entrevista.
Na verdade, uma das opções que começa a ganhar força, pelo menos no que toca a apoiantes, é a construção de um novo aeroporto na zona de Santarém. Aliás, Luís Montenegro disse recentemente que a localização em Santarém “deve, pelo menos, ser ponderada”.
Já nos últimos tempos, o presidente da Câmara de Leiria disse ver com bons olhos um aeroporto a norte do Tejo e mais perto da sua cidade, um sentimento partilhado também pelo presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria – Nerlei.
Este projeto, recorde-se, está a ser promovido por investidores privados, feito de capital nacional e estrangeiro, e há um grande grupo português inserido neste projeto, embora não se saiba qual.
A acontecer, este futuro aeroporto ficará localizado junto à área de serviço de Santarém, na A1, a cerca de 80 quilómetros de Lisboa, entre as freguesias de São Vicente do Paul e Casével.
A nível ambiental, a proposta indica que não existirão problemas e que o aeroporto nem deverá perturbar os locais, uma vez que a densidade populacional é pouca.
De acordo com o jornal O Mirante, os investidores deverão dar-se a conhecer nas próximas semanas através de reuniões com autarcas.
Já a ANA – Aeroportos de Portugal mostrou-se disponível para, num futuro próximo, promover a utilização de Beja para um futuro aeroporto.