Novo sistema de transporte rápido entre Lisboa e Oeiras terá 21 km, autocarros elétricos e entrada em operação prevista para 2028.
Foi apresentado na semana passada o projeto intermunicipal que promete transformar a mobilidade entre Lisboa e Oeiras. A proposta assenta na criação de um corredor exclusivo de 21 quilómetros, percorrido por uma frota de 16 autocarros elétricos, e visa melhorar significativamente a ligação entre os dois concelhos, através de um serviço de transporte público mais rápido, frequente e com maior capacidade.
O novo sistema de mobilidade, baseado no modelo Bus Rapid Transit (BRT), será operado pela Carris e terá impacto direto na forma como se circula ao longo dos eixos Alcântara–Algés e Benfica–Algés. O traçado previsto deverá beneficiar, segundo os promotores, cerca de 91.000 residentes que vivem a menos de 500 metros do percurso. A estimativa de utilização diária aponta para cerca de 22.000 passageiros em dias úteis.
Para além da melhoria das ligações entre os dois municípios, o projeto permitirá uma ligação direta e de elevada capacidade ao Parque Florestal de Monsanto, com o bairro de Benfica a consolidar-se como uma das principais portas de entrada na cidade através de transporte público. Será também reforçada a acessibilidade ao Pólo Universitário da Ajuda e às interfaces com a rede de metro e a linha de cintura ferroviária.
Com um investimento global de 93,5 milhões de euros, a nova infraestrutura é apontada como uma resposta concreta ao uso excessivo do transporte individual motorizado, numa área metropolitana onde o congestionamento continua a marcar o quotidiano de milhares de pessoas. Estima-se que o tempo médio de viagem seja reduzido em cerca de 35%, acompanhando-se esse ganho com melhorias nas paragens e na regularidade do serviço.
A entrada em funcionamento está prevista para o ano de 2028.
Foto: Câmara Municipal de Lisboa