Linha Rubi do Metro do Porto adjudicada por 379,5 milhões de euros

- Publicidade -

As obras da empreitada agora adjudicada deverão estar concluídas até ao final de 2026.

O Conselho de Administração da Metro do Porto recebeu o relatório do júri do concurso público internacional para a construção da Linha Rubi (H) e aprovou a adjudicação da empreitada à melhor proposta, apresentada pelo consórcio formado pela Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e pela Contratas y Ventas, no valor de 379,5 milhões de euros.

Tudo está em condições para que, após a assinatura do correspondente contrato e da sua validação por parte do Tribunal de Contas, aquele que é, em termos de investimento – valor global de 435 milhões de euros -, o maior projeto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência/NextGenerationEU, possa, como é objetivo assumido pela Metro do Porto, entrar em execução até ao final deste ano.

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui no seu traçado uma nova travessia sobre o Rio Douro, a “Ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha. Esta ponte será exclusivamente reservada à circulação do Metro e à circulação pedonal e de bicicletas. Será uma das poucas vias de comunicação deste tipo, em Portugal, que não se destina a uma finalidade rodoviária.

No seu conjunto, a Linha Rubi vai assegurar importantes ligações entre fortes centros de procura, desde logo a Estação da Casa da Música, com seis linhas de Metro, o polo Universitário do Campo Alegre, as superfícies comerciais e o hospital da Arrábida, a zona histórica de Gaia e zonas turísticas das imediações, a Estação CP das Devesas e o interface modal de Santo Ovídio, onde para além da Linha Amarela do Metro do Porto irá nascer uma estação do comboio de Alta Velocidade.

Os benefícios sociais, económicos e ambientais da Linha Rubi estão quantificados em 1,7 mil milhões de euros. As obras da empreitada agora adjudicada deverão estar concluídas até ao final de 2026.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados