Intervenções em passagens de nível, taludes e apeadeiros integram o projeto de reabilitação que abrange 96 km da histórica Linha do Vouga.
Está concluída a reabilitação do troço da Linha do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, numa intervenção que representou um investimento de 6,2 milhões de euros. A obra, integrada no Plano de Reabilitação da Linha do Vouga, visa reforçar a fiabilidade, segurança e conforto do serviço ferroviário, beneficiando diretamente os milhares de passageiros que utilizam esta ligação diariamente.
A Infraestruturas de Portugal (IP) lidera este plano de intervenção, que abrange a totalidade dos 96 quilómetros da Linha do Vouga, atravessando os concelhos de Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro. O projeto contempla um conjunto de obras de modernização da via, incluindo a renovação integral dos troços, a automatização de cerca de 70 passagens de nível, a estabilização de taludes, a melhoria dos sistemas de drenagem, a instalação de vedações de proteção e a beneficiação ou relocalização de apeadeiros.
Até ao momento, estão já concluídas as intervenções nos segmentos entre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, e entre Sernada do Vouga e Águeda. Foram igualmente finalizadas as obras de reabilitação da ponte rodoferroviária de Sernada do Vouga e da ponte ferroviária sobre o rio Águeda, ambas alvo de intervenções de protecção anticorrosiva.
A empreitada recentemente concluída no troço Oliveira de Azeméis – Sernada do Vouga consistiu na renovação integral da superestrutura de via, com a substituição de carris, travessas e fixações, nova balastragem e a execução de operações de ataque mecânico pesado, assegurando uma maior estabilidade e durabilidade da infraestrutura.
Está prevista, a partir de 2026, uma intervenção complementar que permitirá reinstalar os cruzamentos de comboios nas estações de Pinheiro da Bemposta e Albergaria-a-Velha, aumentando a capacidade operacional da linha.
Foto: IP – Infraestruturas de Portugal