Lime aposta no Porto com 700 trotinetes e bicicletas elétricas

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O lançamento das trotinetes e bicicletas elétricas partilhadas da Lime no Porto constitui um marco no percurso da cidade para uma mobilidade mais sustentável.

Em agosto, o Município do Porto finalizou o processo de atribuição de licenças para a exploração de serviços de micromobilidade urbana – leia-se trotinetes e bicicletas elétricas – no espaço público. Foram concedidas duas autorizações, com validade de cinco anos e sem possibilidade de renovação no final desse período.

De acordo com as condições definidas, cada operadora de mobilidade urbana poderá disponibilizar até 700 veículos, com hipótese de alargar a frota para 900, mediante aprovação prévia da autarquia. As regras impõem ainda que, em cada licença, pelo menos 40% dos meios sejam bicicletas elétricas. No conjunto das duas licenças agora emitidas, está prevista a entrada de 560 bicicletas elétricas na cidade.

As licenças foram atribuídas à Fastbird Rides Portugal, que atua com a marca Bird, presente na cidade desde 2020, e à Neutronnet, responsável pela marca Lime, sendo uma estreia. Pois bem, a Lime já iniciou operações, com 700 trotinetes e bicicletas elétricas concebidas para responder às exigências da geografia portuense.

Na apresentação do projeto, Hadi Karam, diretor regional da Lime para França e Península Ibérica, sublinhou o papel da cidade como palco para esta expansão: “Estamos muito orgulhosos por lançar o nosso serviço no Porto, uma cidade vibrante e reconhecida pelas suas ruas íngremes e históricas. A missão da Lime é tornar a mobilidade sem carbono acessível a todos. Ao disponibilizar uma alternativa conveniente e económica ao carro particular, ajudamos o Porto a reduzir emissões, aliviar o trânsito e tornar as ruas mais seguras e habitáveis.”

A empresa assegura que os novos veículos foram preparados para enfrentar os declives da cidade, introduzindo a versão Gen 4.1 das trotinetes elétricas, fabricadas internamente pela própria Lime, bem como as respetivas baterias. O objetivo passa por reforçar a durabilidade, a segurança e a sustentabilidade dos equipamentos. Entre as novidades estão melhorias na potência dos motores, sistemas de travagem dupla e rodas de maiores dimensões com suspensão ajustada, para proporcionar maior estabilidade nas deslocações. As baterias substituíveis representam outro ponto central, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência das operações.

No espaço público, a integração do serviço assenta num modelo de estacionamento controlado. Os veículos só podem ser deixados em áreas delimitadas e sinalizadas, também visíveis na aplicação através de um ícone. Esta medida pretende manter os passeios desimpedidos e acessíveis, garantindo a circulação de todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Alex Ermakoff

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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