As autarquias demonstram grande interesse numa possível ligação fluvial entre a Trafaria e Algés.
As câmaras municipais de Almada e Oeiras anunciaram a intenção de apresentar uma proposta conjunta à Área Metropolitana de Lisboa (AML) e ao Governo para a criação de uma nova ligação fluvial entre a Trafaria e Algés. Esta iniciativa, revelada esta segunda-feira, surge na sequência de uma reunião entre os presidentes das duas autarquias, Inês de Medeiros e Isaltino Morais, e a presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho.
O objetivo central desta proposta é reforçar a ligação entre as margens sul e norte do Tejo, aliviando simultaneamente a pressão sobre a Ponte 25 de Abril. Os dois municípios pretendem, com esta medida, alinhar com os planos de mobilidade em desenvolvimento no âmbito da AML, promovendo soluções de transporte mais sustentáveis e eficazes.
No caso de Almada, esta ligação integraria o futuro alargamento do Metro Sul do Tejo, que está a ser planeado para chegar até à Trafaria e à Costa da Caparica. O traçado em estudo prevê mais de sete quilómetros de extensão e dez novas estações, incluindo uma ligação direta à futura estação fluvial da Trafaria. Oeiras, por seu lado, aposta na expansão do elétrico 15 até ao Jamor e no desenvolvimento da Linha Intermodal Ocidental Sustentável (LIOS), um projeto de metro de superfície que vai ligar Alcântara a Algés, com prolongamentos previstos até à Reboleira e ao Colégio Militar, envolvendo também os concelhos da Amadora e de Lisboa.
A nova proposta, da ligação fluvial entre a Trafaria e Algés surge assim como uma peça-chave na articulação entre estas infraestruturas, contribuindo para a melhoria da mobilidade na área metropolitana, com benefícios previstos tanto ao nível da redução do tráfego rodoviário como do impacto ambiental.