O LibreOffice continua a apresentar-se como uma das melhores alternativas gratuitas ao Microsoft Office.
A Document Foundation anunciou o lançamento da versão 24.8.4 da suite de aplicações LibreOffice. Esta atualização surge pouco mais de um mês após o lançamento da versão anterior e corrige mais de 50 falhas no sistema. De acordo com os programadores da plataforma de código aberto, o principal objetivo desta nova versão é aumentar a estabilidade e a fiabilidade da suite. A atualização resolve vários bugs, falhas e outros problemas relatados pelos utilizadores, para além de melhorar a interoperabilidade entre formatos legados e proprietários.
Segundo os registos de alterações RC1 e RC2, foram corrigidas 55 falhas em relação à versão anterior. Para além disso, foi adicionado suporte ao formato Visio (.vstx) do Microsoft Visio.
A nova versão já se encontra disponível para download através do site oficial. Tal como acontece habitualmente, o LibreOffice mantém a sua natureza multiplataforma, sendo compatível com Windows (x86 e ARM), macOS (x86 e ARM) e Linux, com pacotes em formato deb e rpm.
LibreOffice 24.8.4 já está disponível para download
Esta atualização é a quarta desde o lançamento da versão 24.8 do LibreOffice, disponibilizada no final de agosto deste ano. Até à próxima grande atualização, são esperadas mais três atualizações menores, com o lançamento da versão 24.8.5 já previsto para meados de fevereiro de 2025.
A versão 24.8 do LibreOffice, lançada em agosto, chegou com várias novidades para os seus utilizadores, incluindo um novo modo de criptografia ODF baseado em password, além de melhorias na interface, como o suporte avançado para tabelas flutuantes em múltiplas páginas.
A Document Foundation recorda que esta é a edição “Community” do LibreOffice, apoiada por uma comunidade de voluntários. Para implementações em ambientes empresariais, a fundação recomenda a utilização da versão Enterprise da suite de aplicações.