LG e Samsung apostam no Micro RGB antes de revelarem novas televisões para 2026

- Publicidade -

A tecnologia Micro RGB promete ser a melhor alternativa à tecnologia OLED, com qualidades semelhantes e menos riscos para os utilizadores.

O futuro das televisões parece não ser a tecnologia OLED e quem nos diz isso, são duas das marcas mais populares, a LG e a Samsung, que no espaço de um dia anunciaram que vão revelar um novo catálogo de televisões com tecnologia Micro RGB durante a CES 2026.

A tecnologia Micro RGB não é propriamente nova e a Samsung até já lançou um modelo de 115 polegadas em alguns territórios, mas o seu teste orientado para os ultra-ricos não se fica por aqui, com a promessa de tornar a tecnologia mais acessível e em novos tamanhos.

Para o ano, a Samsung prepara assim a sua linha de televisões Micro RGB, com foco em resoluções 4K, muita inteligência artificial para calibração e apresentação da melhor imagem e som, em tamanhos de 55, 65,75, 85, 100 e 115 polegadas.

Já as soluções da LG, rebatizadas como Micro RGB Evo, apresentam-se nos modelos de 75,86 e 100 polegadas, também com o alvo a resolução 4K, e suporte das suas tecnologias proprietárias de inteligência artificial.

Ambas as marcas explorarão esta tecnologia com base nos seus processadores em combinação com os sistemas operativos proprietários, dado que a tecnológica central é bastante semelhante entre ambas as soluções. Em ambas as marcas, a tecnologia Micro RGB propõe painéis com micro leds RGB (vermelhos, verdes e azuis) de dimensões menores a 100 micrómetros, que permitem um controlo de cor e de luz muito maior, assim como uma maior intensidade semelhante às televisões OLED. Ainda comparado a tecnologia OLED, a Micro RGB também a capacidade de emissão local e independente de cada LED, permitindo pretos mais profundos e gradações de cor e de sombras mais suaves e naturais.

Mas um dos maiores destaques desta tecnologia tem a ver com a segurança e satisfação dos utilizadores, que no caso das televisões OLED – mesmo com as atuais tecnologias de saúde dos painéis – poderão ser suscetíveis a problemas como burn-in, que se materializam na apresentação de manchas ou imagens gravadas permanentemente nos ecrãs, quando são apresentados durante longos períodos de tempo com níveis de luz elevadas. Já a tecnologia Micro RGB é menos suscetível a estes problemas e a possíveis ansiedades dos utilizadores, revelando-se não tanto como a próxima evolução para televisões, mas uma muito bem-vinda alternativa.

O futuro das televisões será conhecido com os dois novos catálogos da LG e da Samsung já em janeiro, durante a CES 2026 que acontece em Las Vegas, entre os dias 6 e 9 de janeiro.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados