A nova televisão da LG não é só fina, como também não precisa de fios.
Enquanto que o Micro OLED e tamanhos absurdos são o centro das atenções na CES 2026, a LG chama-nos à atenção com algo mais familiar, mas igualmente emocionante. A LG Wallpaper TV é um desses exemplos, uma televisão que ainda recorre à popular tecnologia OLED e que aposta no formato mais fino até à data e funciona sem fios – sem contar com a alimentação.
É uma combinação interessante, num formato que só é atualmente possível por combinar as suas características, como por exemplo, a finura dos painéis OLED e a remoção de todos os componentes derivados do processamento e ligações, que estão reservados numa consola separada chamada Zero Connect Box, que pode ser posicionada num raio de 10 metros.
O modelo em questão é a televisão LG OLED evo W6, que para além destas características interessantes se faz acompanhar de algumas novidades a nível de processamento. Nas características mais claras, como o seu design, é o seu painel com um corpo de apenas nove milímetros de espessura, numa estrutura concebida para ser visualmente atraente e leve sem sacrificar a integridade estrutural do painel. E vem equipada com mecanismo para ser devidamente posicionada numa parede de forma “invisível”.
O sinal chega ao painel através da tecnologia proprietária da LG True Wireless, capaz de enviar vídeo e áudio sem perdas a partir da sua consola de processamento, que conta com todas as ligações necessárias para a sua operação. No fundo, é como se esta televisão fosse dividida em duas partes, o que oferece também uma melhor flexibilidade de posicionamento dos equipamentos do utilizador, como consolas de jogos, boxes de operadoras, sistemas de som, etc.
Para além do seu formato diferente, a tecnologia OLED também conta com novidades da LG, como o Hyper Radiant Color, que procura explorar ainda mais as capacidades destes painéis, oferecendo pretos melhorados, core e intensidade de brilho ainda maiores, ao mesmo tempo que impedem efeitos como reflexos intrusivos à experiência. De acordo com a marca, esta solução é a mais brilhante de sempre, com níveis e iluminação cerca de 3.9 vezes superiores a OLEDs convencionais.
Entre outras novidades, a LG destaca o uso de novos processadores como o (Alpha) 11 AI Processor Gen3 e Neural Processing Unit (NPU), que surgem úteis para afinações e calibrações mais precisas e para utilizações especificas como upscale de imagens de baixa resolução e remoção de ruído, preservando o máximo de detalhe nas imagens.
Como seria de esperar, a LG OLED evo W6 está preparada para o consumo de jogos, com suporte de resoluções até 4K a 165Hz, suporte de tecnologia NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync Premium, e Auto Low Latency Mode, apresentando-se como uma solução viável para os jogadores mais competitivos tanto em PC como em consolas.
A LG OLED evo W6 é uma das várias novidades da LG para este ano, mas para já não se conhece ainda preços nem datas de lançamento.
