Está previsto que 12 destas unidades Starlink sejam distribuídas em Leiria e oito em Pombal, algo que irá ajudar a contornar as falhas nas infraestruturas de telecomunicações tradicionais.
O Grupo Bel vai instalar 20 antenas Starlink nos concelhos de Leiria e Pombal para restaurar a comunicação em áreas afetadas pela tempestade Kristin, avança o Diário de Notícias. A medida surge na sequência dos danos provocados pela passagem da tempestade Kristin, que deixou várias freguesias sem acesso à rede móvel ou à internet, devido à queda de árvores e à destruição de postes de telecomunicações.
De acordo com fontes do próprio grupo, controlado pelo empresário Marco Galinha, acionista principal do Diário de Notícias, a encomenda das antenas já foi concluída. Está previsto que 12 destas unidades sejam distribuídas em Leiria e oito em Pombal, chegando em breve às autarquias locais para instalação.
O objetivo é restabelecer a ligação de banda larga em cerca de 90% da população destes concelhos, permitindo que os serviços de emergência e os residentes recuperem a capacidade de comunicação. A tecnologia Starlink, baseada numa rede de satélites de órbita baixa, será determinante para contornar as falhas nas infraestruturas de telecomunicações tradicionais.
