A decisão foi tomada após reuniões com os diretores escolares e os autarcas dos dez municípios do distrito de Leiria.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou esta segunda-feira, 2 de fevereiro, que a maioria das escolas de Leiria reabre já a partir de amanhã, 4 de fevereiro. Isto acontece na sequência de um esforço articulado entre o Governo, os municípios e a comunidade educativa.
A decisão foi tomada após reuniões com os diretores escolares e os autarcas dos dez municípios do distrito de Leiria, que permitiram avaliar os danos provocados pela depressão Kristin. Apesar dos impactos registados em várias infraestruturas, o Ministério da Educação considera estarem reunidas as condições de segurança para retomar a atividade letiva. “Com um grande esforço de toda a comunidade, vai ser possível reabrir a maior parte das escolas, reunindo todas as condições de segurança“, afirmou o ministro Fernando Alexandre.
No entanto, o governo admite, em comunicado, que “estão previstas soluções de flexibilidade, como a reafetação de espaços, instalação de monoblocos ou a deslocação temporária de alunos para centros escolares“, sempre que forem necessárias. Reforça, ainda, que a reconstrução das escolas mais afetadas é “prioridade estratégica no investimento em infraestruturas públicas“, de forma a “assegurar a continuidade das aulas em condições de segurança“.
Os distritos de Leiria e Coimbra foram os mais afetados pela depressão Kristin. O município leiriense lançou a Operação Telhado Solidário para ajudar à reparação de casas danificadas. Já esta terça-feira, 3 de fevereiro, o governo anunciou a isenção de portagens nas zonas afetadas.
