Leiria Innovation Hub: vai nascer um centro de inovação e negócios no topo norte do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa

- Publicidade -

A empreitada de mais de 18 milhões de euros do Leiria Innovation Hub visa transformar uma área inacabada há mais de duas décadas num polo tecnológico e empresarial focado na inovação e sustentabilidade.

Mais de duas décadas após a inauguração do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa para o Euro 2004, o icónico “vazio” do topo norte, prepara-se para, finalmente, ganhar uma nova vida. Na reunião camarária da passada segunda-feira, 15 de dezembro, o Município de Leiria anunciou a abertura do concurso público para a construção do Leiria Innovation Hub, um projeto ambicioso que pretende ajudar a desenvolver a cidade do Lis.

Com um valor base de 18.077.562,94€, o futuro centro de inovação representa um passo decisivo na estratégia de desenvolvimento económico e tecnológico da região. O objetivo da autarquia é criar um ecossistema que acolha startups, empresas tecnológicas, centros de investigação e espaços de coworking, promovendo a colaboração entre o tecido académico e o empresarial.

Segundo o projeto, a intervenção nos pisos 0 e 1 do estádio prevê a criação de áreas de escritórios flexíveis (com capacidade para cerca de 70 empresas), salas de reunião, salão de eventos com 450 m2, auditórios e zonas de lazer, como restaurante ou cafetaria, tudo integrado em 20.000 m2 que privilegiam a eficiência energética e a modernização funcional da infraestrutura desportiva. Tudo isto vai estar apoiado pelos 400 lugares de estacionamento já existentes, distribuídos por três pisos.

O Leiria Innovation Hub será dividido em três vetores: Mobility, Green Business e Tech, todos focados em inovação na mobilidade, sustentabilidade e tecnologia, como referido em comunicado, numa clara aposta do Município de Leiria “na requalificação de uma infraestrutura existente, convertendo um espaço inacabado num ativo estratégico ao serviço da economia, da inovação, da coesão territorial, da sustentabilidade ambiental e do futuro do concelho, numa lógica de aproveitamento eficiente do território e de criação de valor público duradouro“. O espaço irá ainda ter uma zona destinada ao Politécnico de Leiria.

O Leiria Innovation Hub não é a única grande intervenção em estádios nacionais a acontecer num futuro próximo. O Sport Lisboa e Benfica tem um plano para transformar a zona do Estádio da Luz no Benfica District, um novo polo desportivo, cultural e comercial, até 2030.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Licenciado em Ciência da Informação, desviei-me para a Comunicação Social e é aqui que estou bem. Um assumido "papa-séries", especialmente se forem aquelas que quase ninguém vê. Nintendo Switch aficionado, aspirante a estudante em Hogwarts, e treinador Pokémon in the making.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados