LEGO Smart Play introduz novas peças com sensores e iluminação

- Publicidade -

O Grupo LEGO revelou um novo conjunto de peças que pode mudar para sempre os conjuntos LEGO.

O Grupo LEGO revelou aquilo a que chama a sua “evolução mais significativa dos 50 anos”, o LEGO Smart Play com os seus LEGO Smart Bricks. Como o nome deixa adivinhar, os LEGO Smart Bricks são novas peças LEGO com características inteligentes. Não, não se trata de inteligência artificial, são inteligentes pela definição mais “antiga”, ao apresentarem-se com um pequeno “computador” dentro de um bloco de 2×4, que podem interagir com outras peças com tags NFC e minifiguras compatíveis. Para além de componentes eletrónicos minúsculos que parecem saídos da ficção, os novos LEGO Smart Bricks também podem ser iluminados e reproduzir sons, o que poderá mudar por completo a forma como pensamos em LEGO e o potencial para futuros sets.

Outra capacidade curiosa destes blocos é a sua alimentação e consumo de energia extremamente baixo, através de pequenas baterias, ativações momentâneas apenas durante interações e pelo seu carregamento sem fios com um adaptador capaz de carregar várias peças de uma só vez. E de acordo com o Grupo LEGO, estas peças estão preparadas para durar mesmo após vários anos de inatividade.

Em algumas utilizações práticas, estes blocos podem emitir som e luz, detetar luz, reconhecer movimentos, gestos e outras peças através da sua posição e interação. Com eles será possível ter, por exemplo, sets de veículos que fazem barulho em movimento, dioramas iluminados e com sons de fundo, partes interativas de sets podem responder com som e luz através de ações do utilizador ou através de combinações, os exemplos são imensos. Estes blocos também contam com um pequeno microfone capaz de registar ações. Mas de acordo com o Grupo LEGO, o microfone não regista mais do que isso e não grava nada. Adicionalmente, também foi confirmado que não há nenhuma ferramenta ou função de IA associada ao produto, nem uso de câmaras obrigatório para a sua utilização.

O sistema LEGO Smart Play irá chegar já a vários sets a 1 de março e serão todos temáticos de Star Wars. Haverá um TIE Fighter de Darth Vader com uma Smart Brick, uma tag para o TIE Fighter e outra para a minifigura do Vader. Neste conjunto, a nave de Vader poderá iluminar disparos e fazer barulhos em movimento. Outro set é o X-Wing de Luke Skywalker com uma Smart Brick, que inclui uma Imperial Turret, um transportador, um centro de comando e miniaturas de Luke e Leia, tudo com tags incluídas. Já o último set mistura um diorama da Sala do Trono de Darth Vader e uma nave A-Wing, cada um com uma Smart Brick, cinco tags em vários elementos e nas três minifiguras de Luke, Palpatine e Vader.

De acordo com o Grupo LEGO, o sistema LEGO Smart Play não é uma mera experiência que se ficará nos três sets já anunciados, mas sim algo para expandir à medida que será atualizado e chegará a futuros sets. E quem sabe, um dia, todos contarão com Smart Bricks. Podem conhecer melhor a tecnologia no site oficial da LEGO.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados