Para que todos possam brincar.
O Grupo LEGO entrega mais uma novidade que promete levar os seus brinquedos a mais crianças. Neste caso, para crianças cegas e amblíopes (e adultos, claro).
O LEGO Braille Bricks – Play With Braille foi desenhado para crianças a partir dos 6 anos, mas apresenta-se também como uma ferramenta de aprendizagem para os mais curiosos em aprenderem esta língua física.
Com componente lúdica, educativa e inclusiva, este novo conjunto é feito de 287 tijolos, de cinco cores – branco, amarelo, verde, vermelho e azul – todos compatíveis com os restantes produtos LEGO, onde cada espiga – partes redondinhas de contacto e encaixe – estão dispostas de forma a corresponder a números e letras no sistema braille, com legendas impressas para fácil reconhecimento de quem consegue ver.
O set inclui ainda duas placas de construção e vem numa embalagem com relevo em braille. Para melhorar a experiência de brincadeira e contribuir para o desenvolvimento de competências pré-braille, há uma série de incentivos à brincadeira auxiliares, disponíveis em LEGO.com, que vão ensinar os jogadores a orientar, encaixar e empilhar os tijolos por meio de jogos bem populares, como o pedra-papel-tesoura, em que todos os membros da família podem participar.
Esta novidade, na verdade, já existia, mas não de forma acessível e comercial. Os LEGO Braille Bricks já existiam e foram distribuídos gratuitamente pela LEGO Foundation a organizações especializadas na educação de crianças com deficiência visual, de todo o mundo. Tendo o Grupo LEGO recebido feedback de pais, cuidadores, avós, crianças e educadores, ao sublinharem efeito positivo dos tijolos e como transformam o modo como as crianças com deficiência visual podem aprender braille.
O LEGO Braille Bricks – Play With Braille está, para já, disponível em duas versões, inglês e francês, ambos por 89,99€, a partir do dia 1 de setembro. Em 2024, o set estará ainda disponível nas versões em italiano, alemão e castelhano.