O mais recente relatório global do Grupo LEGO revela que 95% dos encarregados de educação acreditam que as crianças beneficiam da combinação entre o jogo físico e o digital.
O Grupo LEGO está a celebrar três décadas de produção de videojogos com a divulgação de um relatório global que analisa a forma como as famílias estão combinam a brincadeira física e digital para fortalecer laços e estimular a criatividade. A investigação, que envolveu mais de 17 mil pais em 17 países, revela que 95% dos encarregados de educação acreditam que as crianças beneficiam de experiências que misturam os dois tipos de brincadeira, e 76% dizem já fazê-lo de forma regular.
De acordo com o relatório, brincar com sets reais e físicos é visto como essencial para o desenvolvimento da comunicação e da criatividade, enquanto a interação com videojogos é valorizada pela forma como estimula o pensamento estratégico, a resolução de problemas e a imaginação. Mais de metade dos encarregados inquiridos reconhecem ainda que os videojogos ajudam os mais novos a criar e a manter amizades, e 63% acreditam que estes jogos permitem manter o contacto com amigos que vivem mais distante. Já 80% dos pais afirmam que os criadores ligados ao universo dos videojogos os ajudam a fortalecer a relação com os filhos.
Os resultados surgem num momento em que o grupo lança a LEGO Brick League, uma nova campanha de criação de conteúdo que convida famílias e criadores a celebrarem o mundo real com o digital. Esta iniciativa pretende mostrar como os videojogos e os sets LEGO podem coexistir como formas complementares de criatividade e partilha. O LEGO Brick League estende esta abordagem ao mundo dos criadores de conteúdo, combinando sets inspirados em videojogos, como LEGO Super Mario, LEGO Fortnite, LEGO Minecraft, LEGO Animal Crossing e LEGO Sonic the Hedgehog.
Fredrik Loving, vice-presidente sénior e responsável global pela divisão de videojogos do Grupo LEGO, sublinha que “a brincadeira digital está a demonstrar ser um poderoso espaço de conexão, não apenas entre amigos, mas também no seio das famílias”. O executivo acrescenta que o objetivo do grupo passa por “proporcionar oportunidades de brincadeira perfeitas para que crianças, famílias e criadores possam continuar a brincar juntos”.
O catálogo de jogos LEGO tem vindo a crescer de forma consistente, com experiências que conjugam diversão e colaboração desde o lançamento de LEGO Island em 1997, até títulos recentes como LEGO Star Wars: The Skywalker Saga. Recentemente, em setembro, chegou LEGO Voyagers, uma aventura cooperativa para dois jogadores, e projetos em expansão como LEGO Fortnite Odyssey e LEGO Fortnite Brick Life, são dois dos grandes pilares atuais destas experiências, pelo seu modelo sempre em evolução. 2026 já conta no catálogo com um dos mais importantes lançamentos do grupo em colaboração com a DC Studios, com LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight.