XPENG apresenta o “primeiro carro voador modular do mundo”

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No fundo, o sistema Land Aircraft Carrier é um 2 em 1: um módulo terrestre que, no porta-bagagens, transporta o módulo aéreo, que parece um helicóptero futurista.

Quando falamos em carros voadores, lembramo-nos sempre daqueles filmes de ficção científica que previam que, por esta altura, as cidades seriam altamente tecnológicas e muitos de nós andariam pelos céus, nos seus bólides. Não podiam estar mais enganados.

No entanto, esforços têm sido feitos nesse sentido, e embora ainda estejamos muito longe de, algum dia, esse “futuro” vir a ser padrão, há empresas que têm tentado desenvolver inovações neste campo. uma delas é a XPENG AEROHT, subsidiária da XPENG Motors, que revelou aquele que é o “primeiro automóvel voador modular” concebido para produção em larga escala. Dá pelo nome de Land Aircraft Carrier e, no fundo, é um 2 em 1.

Basicamente, o veículo conta com duas partes distintas. Tem a versão carro, ou seja, um módulo terrestre para condução, e a versão “helicóptero”, um módulo aéreo para descolagem e voo. Ou seja, não é um carro que simplesmente voa – o que acontece é que esse módulo aéreo é transportado no porta-bagagens do módulo terrestre, como se fosse um veículo à parte.

Este projeto foi dividido em três fases, a pensar no futuro. A primeira fase, a atual, consiste no lançamento do Land Aircraft Carrier, um veículo voador modular concebido para facilitar o transporte individual e otimizar serviços públicos. A segunda fase foca-se num carro voador de alta velocidade e longo alcance, prevendo colaborações com entidades reguladoras para estabelecer redes de mobilidade aérea urbana. A terceira etapa prevê um sistema de transporte integrado terra-ar, com veículos eVTOL capazes de realizar deslocações porta-a-porta sem interrupções.

A XPENG AEROTH diz já ter avançado com testes da segunda e terceira fases, sendo que um dos destaques é o X5, um veículo de seis lugares que já realizou testes de voo bem-sucedidos e obteve uma licença especial para operações aéreas.

No fundo, o Land Aircraft Carrier propõe uma alternativa às infraestruturas convencionais da aviação, eliminando a necessidade de hangares dispendiosos e reduzindo a complexidade da formação para pilotos. Tudo graças à tecnologia desenvolvida pela XPENG AEROHT, que permite a separação e reconexão autónoma entre os módulos terrestre e aéreo. Como referimos, o módulo aéreo pode ser armazenado dentro do veículo terrestre e, com um único comando, preparar-se para descolar. Após o voo, o sistema encaixa-se automaticamente no automóvel, garantindo uma integração perfeita entre as duas partes.

O módulo terrestre, com 5,5 metros de comprimento e 2 metros de largura, foi concebido para ser conduzido com uma carta de condução convencional e cabe em garagens e parques de estacionamento padrão. Inspirado no design de um rover lunar, apresenta uma estética futurista com linhas geométricas, faróis contínuos e espelhos retráteis. O interior mantém um ambiente espaçoso e confortável para quatro ocupantes, enquanto o tejadilho translúcido permite visualizar o módulo aéreo armazenado.

Equipado com uma plataforma de 800 volts em carboneto de silício, o veículo terrestre possui autonomia superior a 1.000 km e funciona como uma estação móvel de carregamento para o módulo aéreo. A tração de três eixos e seis rodas, com direção ativa nas rodas traseiras, melhora a estabilidade e a capacidade fora de estrada, garantindo versatilidade para diferentes condições de condução.

Já o módulo aéreo foi projetado para descolagem e aterragem vertical (eVTOL), integrando um cockpit panorâmico em fibra de carbono e um sistema de seis rotores de duplo duto. A tecnologia fly-by-wire, aliada a um sistema de navegação inteligente e redundância tripla para controlo de voo, garante operações seguras e estáveis. O sistema de assistência ao voo inclui descolagem automática, planeamento de rotas e monitorização em tempo real do espaço aéreo, permitindo operações manuais ou autónomas.

Diz a empresa que foram realizados testes em 200 unidades, tendo demonstrado fiabilidade em condições adversas, enquanto o sistema de resposta rápida a falhas assegura proteção adicional.

Para que tudo isto seja possível, convém relembrar que, no ano passado, a XPENG AEROHT obteve 150 milhões de dólares em financiamento e iniciou a construção da primeira fábrica para produção em massa de carros voadores modulares em Guangzhou, na China. Com uma área de 180.000m2, esta instalação de última geração terá capacidade para fabricar até 10.000 módulos aéreos por ano.

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