Este projeto será dividido em três lotes, com um prazo de execução de 460 dias.
Foi recentemente anunciado o concurso público para a construção da infraestrutura de captação de água no Pomarão, no valor de 109 milhões de euros. O objetivo principal deste projeto é aumentar a capacidade e a resiliência do sistema de abastecimento de água no Algarve, com um acréscimo de 30 hm³ anuais, essencial para garantir o fornecimento de água potável à região.
O concurso, lançado pela empresa Águas do Algarve, refere-se à empreitada do projeto “Reforço do Abastecimento de Água ao Algarve – Solução da Tomada de Água do Pomarão“. Este projeto será dividido em três lotes e contava com um orçamento inicial de 101 milhões de euros, com um prazo de execução de 460 dias. Contudo, o valor foi ajustado para 109 milhões de euros, após uma solicitação da empresa, que visou aumentar o investimento para cobrir custos com a empreitada e os estudos necessários.
A revisão do orçamento foi aprovada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, com base na análise dos pareceres emitidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). A ministra justificou o aumento do valor, destacando a importância estratégica do projeto, que visa assegurar o abastecimento de água para consumo humano na região algarvia, e a insuficiência dos valores inicialmente previstos face aos objetivos definidos.