De acordo com a Google, os jogadores portugueses adoram jogar com companhia, mas o interesse geral em jogos diminuiu.
O interesse por videojogos em Portugal está a mudar de acordo com a Google, com os jogadores a refletirem uma interessante tendência: não gostam de jogar sozinhos.
Numa breve comunicação, a Google Portugal revelou as tendências de pesquisas que mostram que jogos cooperativos começam a ganhar cada vez mais espaço, ultrapassando outros tipos de experiências mais competitivas, normalmente associadas a jogos de ação, aventura e shooters.
Esta alteração nos indicadores de pesquisa, começou a ser notória ao longo dos últimos 12 meses e atualmente, de acordo com a Google, são 90% maiores que as pesquisas por “jogos de tiro”. Mas nem tudo são boas notícias, porque os dados indicam também que houve uma queda de 30% no interesse geral por videojogos nos últimos 5 anos.
Estas mudanças ou aparente desinteresse geral da pesquisa em videojogos poderá também refletir outro aspeto, mais relacionado com a alteração dos hábitos de consumo de informação, com os utilizadores a optarem por outros meios para lá da pesquisa do Google, nomeadamente com recurso a redes sociais populares como o TikTok e o Instagram, ou agentes inteligentes como o ChatGPT que ganham cada vez mais expressão na pesquisa de informações.