Ser franchisado Jani-King é um desafio recompensador. Ricardo Sousa conta a sua experiência no mercado das limpezas empresariais.
Ricardo Sousa é franchisado da Jani-King – Empresa de Limpezas. Como todos os negócios próprios, uma empresa de limpezas exige bastante trabalho e capacidade de organização. Mas com o apoio da marca a nível de angariação de clientes, contratos e faturas, o empresário conseguiu atingir uma faturação de 30.000€ por mês em menos de dois anos. Saibam mais nesta entrevista.
Há quanto tempo trabalha com a Jani-King?
Juntei-me à Jani-King há menos de 2 anos e já consegui atingir uma faturação que ronda os 30.000€ por mês.
Como iniciou este percurso no franchising?
Decidi investir neste franchising após ter trabalhado para um outro franchisado.
Porque escolheu a Jani-King como franchising?
Vi uma oportunidade para crescer neste ramo, através de um investimento acessível que rapidamente me garantia retorno do valor investido.
Qual foi o valor inicial para o franchising?
Na altura optei pelo plano de franchising com entrada de 5.900€+IVA e prestações faseadas até saldar o valor total de franchising (9.900€+IVA), que garante uma carteira de clientes de manutenção no valor de 4.000€+IVA.
Quantos elementos tem a sua equipa?
Atualmente, conto com cerca de 25 colaboradores e conseguimos garantir serviços na zona de Lisboa, Margem Sul e até Évora e Coimbra.
Quando começou, iniciou sozinho ou com mais alguém?
O processo de aquisição do franchising foi devidamente acompanhado pelo pessoal da sede. Menos de uma semana após assinar contrato, dei início à formação teórica e prática. Assim que terminei esse processo, comecei logo a receber os meus primeiros clientes. Nos primeiros clientes, comecei por ser eu a realizar o serviço de limpezas, até porque a minha esposa ainda estava em casa com a nossa filha recém-nascida. Mas em menos de 3 meses já tive a necessidade de formar equipas, de forma a conseguir dar resposta a carteira de clientes que me foi oferecida.
Como funciona a angariação de clientes?
A angariação de clientes, assim como todo o processo de contratos e faturas, fica ao encargo da sede.
Como é um dia normal para si?
No meu dia-a-dia, o processo que requer mais tempo e atenção é a supervisão dos trabalhos e a coordenação de colaboradores. Para além disso, a marca possui um armazém próprio com uma diversidade de produtos e equipamentos, de qualidade profissional, onde consigo garantir stock para que nada falte nas instalações onde presto serviços.
Quais são os maiores desafios que tem verificado ultimamente?
O planeamento e organização são pontos essenciais para o sucesso neste ramo, e com o tempo acabamos por conseguir crescer para além do que podíamos ter imaginado. É tudo uma questão de entrarmos no ritmo Jani-King.
Como se mantêm atualizados com as técnicas e métodos de limpeza mais recentes?
Uma das grandes vantagens dos produtos que utilizamos é o formato de ecodose concentrada, que facilita o transporte e a reposição dos materiais. Também temos acesso às últimas novidades de químicos e equipamentos, recebendo formações por parte dos fornecedores quando necessário. E ainda temos acesso ao renting de equipamentos, tais como lavadoras ou plataformas elevatórias.
Como é que a Jani-King se destaca das outras empresas de limpeza no mercado?
A eficiência no envio de propostas aos clientes, por parte do departamento comercial, dá-nos uma vantagem em relação a outras empresas de limpeza. Assim, garantimos a angariação mais eficaz de clientes. Como franchisado, nem tenho de me preocupar com a elaboração formal da proposta e fico focado na visita ao cliente e no planeamento do serviço.
Como lidam com feedback negativo de clientes (e se o têm)?
Por vezes, e como é normal, recebemos algumas reclamações, ou por falta das equipas ou pormenores que ficaram por finalizar, mas o serviço de apoio faz de ponte de comunicação entre nós e o cliente a fim de garantir a resolução e satisfação com o serviço, de forma justa para ambas as partes.
O franchising está presente em algumas ações comunitárias? Como contribuem?
Com cada adjudicação contribuímos com um valor, pago pelo cliente, para ajudar as Aldeias de Crianças SOS.
Que conselhos podem dar a alguém que pretende iniciar um franchising com a Jani-King?
Recomendo que quem queira entrar na Jani-King, venha com vontade e garra de crescer, com humildade para melhorar e aprender e capacidade de se adaptar aos diferentes clientes. Inicialmente, terá certamente de colocar as mãos na massa. Contudo, ter apoio familiar ajuda a impulsionar e a dar o arranque inicial para termos sucesso. É muito gratificante conseguir ter o meu próprio negócio. Inclusive, alguns dos meus familiares, após terem trabalhado comigo, decidiram também investir no seu próprio franchising Jani-King.