O Jameson Urban Routes regressa para a sua 12ª edição nos dias 23 a 27 de outubro. O festival do Musicbox, que se tem assumido como barómetro das novas tendências da música urbana, contará com oitos sessões ao vivo e de clubbing. Nesta edição, há quatro estreias na cidade de Lisboa.
Depois da sua estreia nacional em 2015, Author & Punisher estreia-se na capital no dia 24 de outubro, na segunda sessão do festival, onde se juntará a Mão Morta. O one man band americano Tristan Shore está a revolucionar o termo “industrial” com as suas drone machines. Na sua primeira vez em Lisboa, Author & Punisher apresenta Beastland, álbum que lançou no início do mês de outubro pela Relapse Records.
No dia 26 de outubro, é Ata Kak quem faz a sua estreia em Portugal, na sexta sessão do Jameson Urban Routes. O misterioso ícone de música electrónica, rap e highlife do Gana que impulsionou a criação da editora e blog Awesome Tapes From Africa tornou-se num fenómeno mundial, após a reedição da já esquecida cassete Obaa Sima em 2015. Depois disso, Ata Kak começou a fazer tours mundiais, chegando agora a vez de Portugal.
Quanto aos Iceage, que já atuaram três vezes em Portugal, tocam pela primeira vez em Lisboa no dia 27 de outubro. O quarteto dinamarquês traz consigo Beyondless, o quarto disco de estúdio lançado em maio deste ano pela Matador Records.
Aos Iceage juntam-se os Palmers, trio punk rock das Caldas da Raínha, que são também debutantes na capital. Raquel Custódio (bateria), Cláudia Sofia (baixo) e Vasco Cavalheiro (guitarra) trazem do sótão da avó uma promissora e marcada sonoridade que junta Garage, Surf e Punk Rock.