Os recentes anúncios da Warner Bros. sobre o futuro do universo cinemático da DC foram tão bombásticos que fontes como Variety e The Hollywood Reporter, mesmo com os seus exclusivos, conseguiram ter várias peças que se contradiziam entre si.
Mas agora que a poeira já abateu, o que é que sabemos mesmo sobre os próximos filmes de super-heróis?
A Warner Bros. anunciou um série de filmes e datas, mas, mais importante que isso, colocou um ponto final em alguns rumores que andavam a fazer as manchetes na Internet. Nos planos da DC pode incluir-se agora um filme chamado DC Super Pets para maio de 2021, seguido de The Batman em junho e de The Suicide Squad em agosto do mesmo ano.
Começando por DC Super Pets, quem são e quem vai estar por detrás deste projeto? Os Super-Pets, como o nome deixa adivinhar, são animais de estimação com poderes, como o cão de Batman, Bat-Hound, o cão de Super-Homem, Krypto, e a gata de Catwoman, Streaky.
Este projeto baseado nas Adventure Comics, que tiveram o seu lançamento em 1962, já tiveram presença em curtas séries de animação para o Cartoon Network e, agora, preparam-se para chegar ao cinema.
Não se sabe, no entanto, se irá ser um projeto de animação ou um filme de imagem real, mas sabe-se que será realizado pela dupla Jared Stern e Sam Levine. Stern conta na sua filmografia com vários projetos de animação enquanto argumentista de filme como The LEGO Batman Movie,The LEGO Ninjago MovieeWreck-It Ralph. Ja Levine é mais conhecido enquanto ator em filmes como Inglorious Bastards ou na série de culto Freaks and Geeks.
Outra grande notícia é que vem mesmo aí mais um filme de Suicide Squad, chamado The Suicide Squad. É quase o mesmo, apenas com a adição do “The.”
Este novo filme será realizado, nada mais, nada menos, do que por James Gunn, a mente por detrás do fenómeno da Marvel, Guardians of the Galaxy, no qual em 2016 Suicide Squad tentou, vergonhosamente, inspirar-se, mas falhando redondamente.
Depois de despedido da Disney, a Warner Bros. foi rápida em dar a sua série para Gunn. Até aqui, julgava-se que Gunn ia apenas trabalhar o guião, mas agora confirma-se que vai também estar atrás das câmaras.
Em comunicado, a Warner Bros. chama “sequela” a este projeto, embora o nome atual do filme possa sugerir um completo reboot, podendo, até, ignorar os eventos do primeiro filme.
Excited for #TheBatman in Summer 2021 and to see @MattReevesLA vision come to life. https://t.co/GNgyJroMIO
— Ben Affleck (@BenAffleck) January 31, 2019
Por fim, chegam-nos novidades de um novo filme de Batman, que será realizado por Matt Reeves e que vai receber uma nova cara. Após muitos rumores e silêncios, confirma-se que Ben Affleck vai largar a capa do vigilante de Gotham.
Affleck, que apareceu em Batman V Superman e Justice League, não irá vestir a capa negra para o seu filme a solo, pelo que este projeto será uma reaimaginação do cavaleiro das trevas.
Matt Reeves (Cloverfield, Dawn of/War for the Planet of the Apes) vem ocupar a cadeira de realizador e de argumentista, juntamente com Affleck, que se mantém como produtor, para contarem uma história mais realista e com um tom que, segundo o realizador, se inspira em filmes noir de investigação e detetives, aproximando-se às origens deste herói nas bandas desenhadas.
Estes três projetos vão juntar-se a um conjunto de filmes bem mais promissores que os anteriores, onde encontramos o filme de Joker, já este ano com Joaquin Phoenix, Birds of Prey (And the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn), com o regresso de Margot Robbie no papel de Harley Quinn, em 2020, e Wonder-Woman 84, novamente de Patty Jenkins e com Gal Gadot no papel principal, também para o ano.