A Carris Metropolitana implementou o sistema Tap&Ride, permitindo pagamentos por cartão bancário contactless a bordo.
A Carris Metropolitana iniciou uma nova fase na digitalização dos seus serviços com a implementação do sistema Tap&Ride em várias das suas linhas. Tal como referido anteriormente, esta funcionalidade permite aos passageiros pagar a tarifa de bordo diretamente com um cartão bancário contactless, físico ou digital, dispensando o uso de dinheiro ou de títulos de transporte adquiridos previamente.
O Tap&Ride está a ser progressivamente implementado nas linhas operadas pela Carris Metropolitana. As primeiras a integrar este sistema foram a 1624, a 2769 (Campo Grande – Santo António dos Cavaleiros) e a 3001 (Cristo Rei – Cacilhas), estando agora também disponível nas linhas 1633 (Ericeira – Portela de Sintra), 2727 (Estação Oriente – Loures) e 3701 (Hospital Particular de Almada – Algés).
O objetivo passa por uma cobertura faseada, com ativações semanais em novas linhas, começando pelas que têm numeração inicial 1, 2 ou 3. As linhas com início em 4 deverão ser integradas numa fase posterior.
Com esta solução, os utilizadores da Carris Metropolitana podem agora validar a viagem simplesmente encostando o cartão ao validador amarelo, seja ele físico ou virtual (através de smartphone ou smartwatch). São aceites cartões contactless emitidos em território nacional ou internacional.