A 23 de março desligamos as luzes pela Hora do Planeta

- Publicidade -

Mais de 190 países unem-se pela sustentabilidade nesta iniciativa da WWF. Em Portugal, já são mais de 80 municípios.

A 31 de março de 2007, mais de 2 milhões de pessoas e 2 mil empresas de Sydney, na Austrália, desligavam as luzes pela sustentabilidade. Nascia a Hora do Planeta. E desde essa altura, mais de 190 países e territórios participam nesta iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF).

Este ano, a Hora do Planeta assinala-se a 23 de março em todo o mundo, incluindo em Portugal, entre as 20h30 e as 21h30, horário local. Além das luzes, apela-se ao desligar de aparelhos eletrónicos que não sejam essenciais, ação que tem sido levada a cabo por milhões de pessoas como incentivo a agir por um planeta mais sustentável.

Além da data, há ainda outra novidade na edição deste ano da Hora do Planeta.

A ANP|WWF tem disponível um formulário para os municípios se inscreverem na iniciativa, com o tema “Pequenas Ações com Grande Impacto“. Desta forma, vão ter acesso a um kit de materiais digitais personalizáveis (cartaz, banner e até posts para redes sociais) para efeitos de promoção desta ação junto da comunidade. Além de divulgarem a Hora do Planeta, a ideia é a participação na mesma, com o tradicional desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos, mas também passando pela organização de atividades ambientais, como caminhadas noturnas, observação de estrelas, passeios de bicicleta, workshops eco-friendly, sessões de ioga, jogos de sombras, jantares comunitários sustentáveis, entre outras.

O objetivo da Hora do Planeta é “pôr as questões ambientais na agenda do poder local“, explica Ângela Morgado, diretora-executiva da ANP|WWF. Em Portugal já são 88 as autarquias que aderem à iniciativa e a fazer parte da mudança, “o que significa que os governantes têm cada vez mais consciência da necessidade de se envolverem nestas questões e de serem voz ativa e verdadeiros agentes de mudança de comportamentos“, acrescenta.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados