ISCTE inaugura Residência Universitária Mosteiro de Odivelas com 204 camas para estudantes

- Publicidade -

A Residência Universitária Mosteiro de Odivelas, financiada pelo PRR, disponibiliza quartos individuais e duplos para estudantes, numa reabilitação de edifícios históricos do final dos anos 1940.

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa inaugurou hoje, dia 16 de dezembro, a Residência Universitária Mosteiro de Odivelas. A nova residência oferece alojamento para 204 estudantes, distribuídos por 100 quartos individuais e 52 duplos, todos com casa de banho privativa. Cada piso dispõe de uma cozinha e sala de estar, complementadas por salas de estudo, áreas de convívio e lavandarias.

A Residência Universitária Mosteiro de Odivelas resulta da reabilitação integral de dois edifícios gémeos construídos no final da década de 1940, originalmente concebidos pelo arquiteto Raul Rodrigues de Lima para acolher alunas do antigo Instituto de Odivelas. A abertura da residência insere-se nos esforços da Câmara Municipal de Odivelas de requalificação do Mosteiro, que passou a estar mais acessível à comunidade após a extinção do Instituto, ativo entre 1900 e 2015. Este marco representa uma nova etapa na história do conjunto histórico, com mais de 700 anos, classificado como monumento nacional desde 1911 e que, ao longo dos séculos, serviu de residência a comunidades religiosas e militares.

O desenho arquitetónico foi desenvolvido por uma equipa do ISCTE, liderada pelo arquiteto Pedro Luz Pinto, em colaboração com Carlos Vieira e Francisco Freitas, e coordenado pelo engenheiro Luís Martins. O financiamento decorreu do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, com um investimento global de 9,4 milhões de euros, dos quais 7,6 milhões provêm do PRR.

O ISCTE encontra-se também a concluir outras duas residências, em Sintra e na Amadora, Venda Nova, sendo esta última em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e com o Instituto Politécnico de Lisboa. No total, estas iniciativas representam um aumento significativo da oferta de alojamento estudantil na Área Metropolitana de Lisboa, disponibilizando 657 camas.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados