iOS 26 promete proteger os utilizadores do iPhone de mensagens fraudulentas

- Publicidade -

O iOS 26 conta com nova abordagem à segurança nas mensagens com filtros inteligentes e design renovado.

A Apple prepara-se para reforçar a segurança dos seus dispositivos com uma profunda reformulação da aplicação Mensagens no novo iOS 26. Numa era em que os esquemas fraudulentos por SMS tornaram-se comuns e muitas vezes difíceis de detetar até pelos utilizadores mais atentos , a Apple pretende apostar numa solução discreta mas eficaz, com o objetivo de proteger os utilizadores.

Com o lançamento da nova versão do sistema operativo do iPhone previsto para este ano, a Apple vai introduzir um novo sistema de organização de mensagens, capaz de classificar automaticamente as conversas recebidas. A aplicação passará a agrupar o conteúdo em diferentes categorias, como Mensagens, Remetentes Desconhecidos, Spam e Eliminadas Recentemente. As mensagens convencionais continuarão visíveis na caixa principal, mas aquelas identificadas como suspeitas deixam de emitir notificações, reduzindo assim o risco de cliques impulsivos.

A pasta de Spam, por sua vez, inclui duas medidas de segurança particularmente relevantes. Os links são automaticamente desativados, impedindo que o utilizador aceda inadvertidamente a sites maliciosos, e torna-se impossível responder diretamente à mensagem. Para o fazer, é necessário mover primeiro o conteúdo para a caixa de entrada principal, uma ação deliberada que acrescenta uma barreira adicional entre o utilizador e possíveis ameaças. Esta abordagem visa proteger especialmente os menos familiarizados com tecnologia, para quem este tipo de ataques continua a representar um risco elevado.

Para além das melhorias em matéria de segurança, o iOS 26 traz também alterações visuais significativas. Inspirada no design do Vision Pro, a nova interface adota um estilo chamado Liquid Glass, que aposta em efeitos de transparência e transições suaves. A estética, porém, promete não eclipsar a funcionalidade. A aplicação Mensagens passa a permitir a criação de questionários diretamente nas conversas, sendo até possível que o Apple Intelligence sugira automaticamente perguntas com base no contexto da conversa. Em chats de grupo, passam também a estar disponíveis indicadores de digitação em tempo real, e cada conversa passa a poder ser personalizada com papéis de parede escolhidos na galeria de fotografias ou gerados automaticamente pela ferramenta Image Playground.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados