A atualização traz uma nova linguagem de design e várias funcionalidades para iPhone e não só.
A Apple confirmou que o iOS 26 terá lançamento já na segunda-feira, 15 de setembro, trazendo consigo uma nova linguagem visual chamada Liquid Glass. O sistema vai estrear um aspeto transparente, semelhante ao vidro, em várias partes do sistema operativo, com botões, barras de pesquisa e outros elementos a ganharem visuais translúcidos, permitido ver o que está por baixo.
Este estilo não se limita ao iOS, estendendo-se também a iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26, no mesmo dia em vários dispositivos compatíveis.
Durante a fase beta, a Apple foi ajustando o nível de transparência do Liquid Glass, seguindo o feedback e comentários da comunidade que rapidamente criticaram problemas de legibilidade, logo desde a sua apresentação original. Nos testes, alguns utilizadores apontarem problemas de legibilidade, sobretudo no Centro de Controlo, mas versões mais recentes já apresentam um equilíbrio mais refinado.
O iOS 26 inclui ainda novas funções como Tradução em tempo real através do Apple Intelligence, um layout renovado para a aplicação Telefone, ferramentas de filtros de chamadas, melhorias no Mensagens com possibilidade de criar sondagens e personalizar fundos de conversa, além de uma aplicação dedicada a jogos.
O iOS 26 virá já instalado na recém anunciada série de iPhones, os iPhone 17, e será compatível com todos os equipamentos móveis até à geração iPhone 11.