A inteligência artificial Gemini está a chegar ao Google TV

- Publicidade -

A Google vai introduzir o Gemini AI no seu sistema operativo dedicado a televisões.

Ainda não é claro o que será disponibilizado em Portugal, mas, até ao momento, a Google não impôs quaisquer restrições regionais às novidades que estão a caminho do sistema operativo Google TV, utilizado numa vasta seleção de televisões projetores e dispositivos de sala. Sabe-se, no entanto, que a tecnológica se prepara para levar o Gemini AI até à popular plataforma.

A integração do modelo Gemini AI na no Google TV representa mais um passo no desenvolvimento da plataforma, onde no futuro se imagina que os utilizadores possam interagir com a sua televisão utilizando uma linguagem natural, sem a necessidade de recorrer a comandos de voz específicos como os que são atualmente utilizados.

Uma das novidades destacadas nesta futura atualização é a introdução da função ambiente, possibilitada por sensores de proximidade. As televisões com hardware necessário e compatíveis poderão detetar quando há pessoas na sala e ajustar o seu conteúdo de acordo com o perfil ou definições desse utilizador. Um exemplo é o utilizador entrar na sala, ser iniciada uma apresentação de slides com fotos, e, ao aproximar-se da televisão, a exibição muda para uma vista geral com informações relevantes. Resta saber se a Google também disponibilizará formas alternativas de ativar esta função, como, por exemplo, através do comando das TVs.

Em breve chegarão ao mercado novos dispositivos Google TV equipados com microfones integrados, permitindo a comunicação direta com o assistente de inteligência artificial, sem a necessidade de hardware adicional. Para pesquisas ou questões sobre tópicos específicos, o sistema não se limitará a fornecer respostas, já que também será capaz de sugerir vídeos relevantes do YouTube.

O Google TV prepara-se para receber diversas funcionalidades baseadas em inteligência artificial

O modelo Gemini no sistema operativo para as TVs também vai permitir a realização de outras tarefas, como gerar fundos com imagens personalizadas ou controlar dispositivos domésticos inteligentes. Estas funcionalidades serão implementadas em dispositivos selecionados com Google TV ainda este ano.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados