Inteligência Artificial chega ao Raspberry PI

- Publicidade -

Raspberry Pi AI Kit leva a inteligência artificial ao “computador de bolso”.

Era inevitável. A Inteligência Artificial está a chegar à plataforma Raspberry, já que o novo Raspberry Pi AI Kit foi anunciado. E tal como o seu nome sugere, trata-se de um kit de atualização que vai permitir que os amantes de PC DIY executem aplicações baseadas em Inteligência Artificial aceleradas por hardware.

Para isto ser possível, a Raspberry colaborou com a Hailo, uma empresa especializada em chips e aceleradores de IA, que neste caso fornece um NPU capaz de garantir desempenho de IA na ordem de 13 TOPS. Certamente não estamos diante de um NPU que possa competir com os da Qualcomm, Intel ou AMD, mas as possibilidades agora oferecidas aos programadores do Raspberry serão ainda mais ampliadas nos mais díspares campos, da segurança à automação residencial, e assim por diante.

Vamos começar por dizer que este novo novo Raspberry Pi AI Kit é, essencialmente, um módulo adicional para o Raspberry Pi 5, portanto deve ser adquirido separadamente; isso inclui a placa de expansão Raspberry Pi M.2 HAT+ e o módulo acelerador Hailo-8L M.2 AI ( NPU ), creditado com uma potência de até 13 TOPS.

Nada mau para um equipamento de solução SBC (placa única), particularmente compacto que cabe essencialmente na palma da mão e consome muito pouca energia. Mas isso não é tudo. Com esta nova configuração, os programadores poderão contar com sólido suporte de software e compatibilidade com diferentes aplicações e modelos de IA praticamente prontos para uso.

As principais características do Raspberry Pi AI Kit:

  • Desempenho de inferência de até 13 TOPS
  • Interface PCI-E gen 3.0 de pista única com largura de banda de 8 Gbps
  • Integração total com o subsistema de software de imagem Raspberry Pi
  • Compatibilidade com câmaras próprias ou de terceiros
  • Agendamento eficiente de acelerador de hardware

No comunicado oficial, a Raspberry também enfatiza muito o trabalho e suporte de software por detrás deste projeto, principalmente no que diz respeito à integração do subsistema de câmaras com o framework de inteligência artificial. Neste contexto, está disponível o conjunto de aplicações de câmara rpicam-apps, agora enriquecido com um modelo de pós-processamento para integrar a inferência da rede neural executada em tempo real no pipeline da câmara. A integração com o framework Picamera2 também chegará em breve, tudo com um procedimento de instalação descrito como simples e intuitivo.

O Raspberry Pi AI Kit vai, obviamente , além das aplicações rpicam ou Picamera2; de facto, uma API integrada no framework GStreamer e aplicações nativas em Python ou C/C++ estão disponíveis – isso também inclui casos de uso que não sejam de câmara, como a execução de inferências em ficheiros de vídeo pré-gravados. O kit Raspberry Pi AI, para ser combinado com um Raspberry Pi 5, estará disponível em breve ao custo de 70 dólares.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados