Intel descontinua a especificação x86S

- Publicidade -

O projeto x86S da Intel não teve o sucesso que era esperado, tendo sido arquivado.

Em maio de 2023, a Intel propôs o x86S, uma nova especificação destinada a simplificar os processadores modernos, suportando apenas a arquitetura de 64 bits. Esta iniciativa tinha como objetivo alinhar os processadores aos sistemas operativos e aplicações atuais, incluindo o Windows 11, que também é exclusivamente de 64 bits. A Intel acreditava que o desempenho da virtualização já era suficiente para lidar com ambientes de 16 ou 32 bits.

Mudança de planos para o x86S da Intel

No entanto, após comentários e discussões com o recém-formado x86 Ecosystem Advisory Group, a Intel decidiu encerrar este projeto. Numa declaração ao Tom’s Hardware, a empresa não especificou os motivos desta decisão, mas voltou a confirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da arquitetura x86:

“Continuamos profundamente comprometidos com a arquitetura x86, como evidenciado pela criação do x86 Ecosystem Advisory Group em colaboração com a AMD e outros líderes do setor. Esta iniciativa reforça o nosso compromisso em garantir um futuro forte para a arquitetura x86, com base em décadas de compatibilidade de software. Embora tenhamos descontinuado a iniciativa x86S, o nosso objetivo continua a ser impulsionar a inovação e a colaboração dentro do ecossistema x86.”

A iniciativa do x86 Ecosystem Advisory Group reúne gigantes como Intel, AMD, Microsoft, Google, HPE, Red Hat e outros grandes players. O grupo pretende “moldar o futuro do x86 e impulsionar a inovação dos programadores através de um conjunto mais unificado de instruções e interfaces arquitetónicas”.

Um dos membros influentes deste grupo, Linus Torvalds, expressou recentemente preocupação sobre a crescente complexidade dos níveis da arquitetura x86-64, que, segundo ele, poderia tornar as coisas mais complicadas em vez de mais simples.

Em última análise, a Intel parece favorecer uma abordagem mais colaborativa com diferentes grupos, incluindo a AMD, e escalável para a arquitetura x86, em vez de se concentrar numa versão estritamente de 64 bits.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados