O Xeon 6980P faz parte da nova linha de processadores Granite Rapids.
A Intel anunciou o lançamento da sua nova linha de processadores Granite Rapids, dedicados a servidores e data centers. O objetivo da marca é voltar a concorrer contra a AMD, que está atualmente num lugar confortável neste nicho com os seus processadores EPYC, que parecem ser ultra-eficientes… apesar dos preços relativamente modestos.
Já a Intel não fez a coisa por menos ao apresentar o novo Xeon 6980P, um processador que conta com 128 núcleos para 256 threads e um preço de 17.800 dólares, o suficiente para hesitar entre mudar de configuração ou trocar de carro. É, efetivamente, o processador mais caro da história da Intel. Porém, quando comparamos o preço com a quantidade de núcleos, o Xeon 6980P é mais acessível que os modelos anteriores.
A acompanhar este novo processador, que é realmente o topo de gama da série, a empresa anunciou o Xeon 6979P, com “apenas” 96 núcleos e que está a ser anunciado com um preço de lançamento de 14.600 dólares. Ou seja, ainda é cerca de 2.795 dólares mais caro que o EPYC Genoa 9654 da AMD, que oferece um processador com 96 núcleos por 11.805 dólares.
Intel anuncia a nova linha de processadores Granite Rapids
No geral, os preços da Intel são muito mais elevados do que os da AMD com a sua gama Granite Rapids, mas a situação é muito menos dramática no setor profissional do que no setor individual. Ainda assim, a nova gama chega um pouco atrasada, uma vez que a AMD já está a preparar o lançamento dos seus novos chips EPYC Turin, com a tecnologia Zen 5.