Instagram admite que reduz a qualidade dos seus vídeos com base na popularidade

- Publicidade -

A rede social não tem capacidade para processar todos os vídeos com a máxima qualidade.

Parece que nem todos os vídeos, sejam eles Reels, Stories ou qualquer outro vídeo, estão no mesmo barco na rede social Instagram. Na verdade, a plataforma admitiu que a melhor qualidade de imagem só é oferecida aos conteúdos mais populares, enquanto que os outros têm de contentar-se com uma qualidade mais modesta. Essa situação foi confirmada pelo responsável máximo da rede social, Adam Mosseri:

“Em geral, queremos mostrar a melhor qualidade de vídeo possível. No entanto, se um vídeo não for visualizado durante um longo período de tempo — porque a grande maioria das visualizações ocorre no início — ajustaremos para uma qualidade de vídeo inferior. Caso o vídeo volte a ser visualizado em grande quantidade, voltaremos a exibir o vídeo com a melhor qualidade.”

“Isto funciona a um nível agregado e não ao nível individual de cada visualizador. Privilegiamos a maior qualidade (codificação que utiliza mais intensamente a CPU e armazenamento mais caro para ficheiros maiores) para criadores que geram mais visualizações. Não é um limite fixo, mas sim uma escala móvel.”

Ainda segundo o chefe do Instagram, a qualidade dos vídeos pode ser um elemento importante para o criador que publicou o conteúdo. Mas Mosseri não considera isso tão relevante para os utilizadores que assistem ao vídeo. “A qualidade parece ser muito mais importante para o criador original, que tem maior probabilidade de remover o vídeo se for de baixa qualidade, do que para os espetadores.” O responsável garante que a diferença de qualidade entre um vídeo popular e outro que não seja “não é enorme”.

Instagram

Qualidade de um vídeo no Instagram depende da sua popularidade

Este esclarecimento vai de encontro à forma como a Meta (dona do Instagram e do Facebook) já havia descrito a sua abordagem. Em 2021, a empresa revelou que não estava a conseguir lidar com o crescente número de vídeos enviados para a plataforma. A Meta estimou que, no ano passado, e só no Facebook, teve mais de 4 mil milhões de streams de vídeo por dia.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados