A medida propõe que os utilizadores melhorem a experiência de utilização sem recorrer a hashtags genéricas.
Numa publicação no Instagram, a rede social anunciou que implementou um limite de hashtags por publicação, juntamente com dicas para uma utilização mais eficaz da funcionalidade. Numa atualização que será implementada de forma gradual, o Instagram irá permitir apenas até 5 hashtags por publicação, colocando um fim a publicações que abusam da funcionalidade com hashtags genéricos que afetam diretamente o algoritmo com conteúdos invasivos nos feeds dos utilizadores.
Na publicação, a equipa do Instagram afirma que a utilização de poucas hashtags (até 5), que tenham maior foco e que não sejam tão genéricas, podem melhorar tanto o desempenho da plataforma como a experiência dos utilizadores.
Adicionalmente, a publicação conta com dois conselhos uteis na utilização das hashtags. Uma apela à intenção, convidando os utilizadores usarem palavras relevantes e referentes à publicação, levando os utilizadores até conteúdos com os quais se interessam. A segunda, apela ao descarte de hashtags genéricas, referindo exemplos como #reels e #explore, afirmando que estes tipos de hashtags na verdade não ajudam a que o conteúdo surja nesses feeds, antes pelo contrário.
Sobre o uso e o impacto de hashtags no Instagram, no passado Adam Mosseri, CEO da plataforma, já tinha comentado que esta funcionalidade não ajuda a melhorar realmente a visibilidade das publicações, pelo menos da forma como os utilizadores assumem. À luz da nova medida, o que se pode concluir é que as hashtags podem ser úteis para a organização de conteúdos na plataforma e ajudam a levar os conteúdos às pessoas certas.
Esta decisão de limitar o uso de hashtags, alinha-se com o que já foi aplicado no Threads, onde apenas uma pode ser usada de forma a fomentar uma interação genuína nas suas comunidades.
