Instagram desafia o CapCut e lança a nova ferramenta Edits para edição de vídeo em smartphones

- Publicidade -

O Edits foi concebido a pensar em criadores de conteúdos.

Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou o lançamento do Edits, uma nova aplicação de edição de vídeo para smartphones. Mosseri descreve o Edits como uma ferramenta “inovadora” virada para criadores de conteúdo que produzem o seu conteúdo diretamente no smartphone e desejam partilhar os seus vídeos em várias plataformas, não se limitando apenas ao Instagram. De acordo com Mosseri, a proposta passa por fornecer um pacote completo de ferramentas criativas que se distinga de concorrentes como o CapCut. Num vídeo publicado no Instagram, Mosseri revelou que, independentemente dos desafios do mercado, o objetivo da Meta é oferecer as melhores ferramentas possíveis aos criadores.

De acordo com o CEO do Instagram e as informações disponíveis na App Store, o Edits oferecerá diversas funcionalidades, incluindo uma secção de inspirações, para recolher e explorar ideias criativas, uma secção de gestão de ideias para organizar rascunhos e projetos temporários, e uma câmara avançada que visa melhorar a qualidade da fotografia. Para além disso, a aplicação contará com funções como a edição de efeitos em green screen, sobreposições de texto, animações baseadas em inteligência artificial, legendas automáticas, efeitos sonoros e stickers. O Edits também possibilitará a partilha colaborativa, permitindo que os utilizadores partilhem os seus rascunhos com amigos e outros criadores, para além de oferecer a opção de exportar vídeos sem marca d’água, permitindo que sejam partilhados em qualquer lugar.

Outro recurso importante é o painel de análise em tempo real, que fornece métricas sobre o envolvimento do utilizador, visualizações e taxa de salto, ajudando os criadores a monitorizar o desempenho dos seus vídeos. A aplicação também terá integração direta com o Instagram, facilitando a exportação de conteúdo e a análise de desempenho nos Reels.

O Edits permitirá a criação de vídeos de até 10 minutos com resolução máxima de 1080p, oferecendo uma qualidade superior a muitas ferramentas semelhantes disponíveis atualmente no mercado. Em resposta ao The Verge, Mosseri, explicou que a abordagem do Edits seria diferente do CapCut, com uma gama mais ampla de ferramentas criativas, embora o público da aplicação provavelmente seja mais restrito.

Edits
Imagens da nova aplicação que foram disponibilizadas na App Store

O Edits será lançado em março

O Edits já está disponível para pré-encomenda gratuita na App Store para iOS, com o lançamento oficial marcado para 13 de março de 2025. Inicialmente, Mosseri havia mencionado fevereiro como data de lançamento, mas o plan foi atualizado. Para os utilizadores do Android, a aplicação tem a informação de que estará disponível “em breve”, embora ainda não haja uma data específica definida.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados