Novas medidas foram tomadas para tornar as contas dos mais jovens, mais seguras.
O Instagram anunciou a criação de contas específicas para adolescentes, com o objetivo de lhes oferecer proteções adicionais por serem menores. Esta também parece ter sido uma das formas que a Meta encontrou para tranquilizar (um pouco) os seus pais.
O Instagram afirma que as proteções em vigor para contas de adolescentes “são projetadas para atender às maiores preocupações dos pais, incluindo com quem os seus filhos conversam online, que conteúdo eles veem e se o seu tempo é bem gasto”.
Estas são as proteções que estão ativadas nas contas do Instagram para adolescentes
- Contas privadas: Com contas privadas por padrão, os adolescentes devem aceitar novos seguidores e as pessoas que não os seguem não conseguem ver o seu conteúdo ou interagir com eles.
- Restrições de mensagens: Os adolescentes terão as configurações de mensagens mais rígidas, portanto, só poderão receber mensagens de pessoas que seguem ou com quem já têm contacto.
- Restrições sobre conteúdo sensível: Os adolescentes terão automaticamente a configuração mais restritiva dos controlos de conteúdo sensível do Instagram, que limita o tipo de conteúdo sensível (como conteúdo que mostra pessoas a lutar ou a promover procedimentos cosméticos) que os jovens podem ver em locais como Explorar e Reels.
- Interações limitadas: Os adolescentes só podem ser marcados ou mencionados pelas pessoas que seguem. A rede social também ativará automaticamente a versão mais restritiva do seu recurso anti-assédio para filtrar palavras e frases ofensivas em comentários e solicitações de mensagens privadas de adolescentes.
- Lembretes de limite de tempo: Os adolescentes receberão notificações a solicitar que saiam da aplicação após 60 minutos, todos os dias.
- Ativando o modo de suspensão: O modo de suspensão será ativado entre as 22h e 7h, silenciando notificações durante a noite e enviando respostas automáticas a mensagens de socorro.
Disponibilidade
O Instagram começará a criar contas de adolescentes para novos utilizadores, e existentes, com menos de 18 anos, impactando a forma como dezenas de milhões de jovens interagem com a plataforma.
As contas de adolescentes estão atualmente disponíveis nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. Isso está em vigor agora para contas criadas a partir de hoje. A mudança ocorrerá gradualmente para as contas existentes.