O resort Na Praia, projeto de luxo da empresária espanhola Sandra Ortega entre Troia e a Comporta, foi parcialmente destruído por um incêndio na madrugada de domingo.
Pelas 04h40 de domingo, dia 8 de março, um incêndio deflagrou no empreendimento turístico Na Praia, em Troia, no concelho de Grândola, destruindo parcialmente o hotel que estava na fase final de construção e adiando uma inauguração que estava marcada para junho.
O fogo lavrou durante cerca de 10 horas antes de ser dominado, já perto das 14h30. Para o combater, foram mobilizados 90 operacionais provenientes de várias corporações de bombeiros do Alentejo Litoral, da Península de Setúbal, do Alentejo Central e do Baixo Alentejo, apoiados por 35 meios terrestres. No terreno estiveram ainda elementos da GNR, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Grândola e a Polícia Judiciária. O incêndio não causou vítimas.
A origem do sinistro permanece desconhecida. A Polícia Judiciária foi chamada ao local e elementos do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Setúbal realizaram perícias durante a manhã para tentar apurar as causas do incêndio. As investigações estão em curso.
Os danos ficaram circunscritos a um único edifício do hotel, numa extensão de aproximadamente 50 metros, afetando alguns quartos localizados na parte central da estrutura que se encontrava na fase final de acabamentos. Segundo José António Uva, promotor português do projeto, as restantes infraestruturas do empreendimento – incluindo as unidades de alojamento individuais, as zonas públicas, o restaurante e a área de serviços – não sofreram quaisquer danos. “Após a necessária avaliação junto das autoridades públicas e parceiros, começaremos já amanhã os trabalhos para o completo restabelecimento da zona afetada de forma a podermos realizar a abertura do hotel o mais breve possível”, afirmou Uva em comunicado enviado à agência Lusa.
O Na Praia é um projeto de luxo que tem como principal investidora Sandra Ortega, primogénita do fundador da Inditex – o grupo espanhol dono de marcas como a Zara, a Massimo Dutti e a Pull & Bear – e considerada a mulher mais rica de Espanha. O resort prevê 113 quartos, 45 suítes e cinco villas, com preços por noite a partir dos 1.350€. No empreendimento estava também prevista a abertura do projeto gastronómico Mogo, com assinatura do chef João Rodrigues, que em Lisboa dirige o restaurante Canalha.
A história do Na Praia é marcada por controvérsia desde o início. Em 2016, Sandra Ortega adquiriu três lotes de terreno totalizando 340 hectares na Península de Troia à Sonae Capital por 50 milhões de euros. As obras arrancaram em 2021, mas em 2023 foram suspensas por força de uma providência cautelar movida pela associação ambientalista Dunas Livres no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja. A Quercus, a Zero e a Geota juntaram-se à contestação, invocando “impactos muito significativos sobre os sistemas ecológicos, além de riscos costeiros, pressão sobre recursos hídricos, solos, ar e paisagem”. A providência foi posteriormente indeferida pelo mesmo tribunal, decisão que contou com o contributo de uma declaração da Câmara Municipal de Grândola a reconhecer o interesse público do empreendimento para o município.
O incêndio desta madrugada interrompe assim um projeto que, depois de anos de litígio ambiental e judicial, parecia finalmente a semanas de abrir as portas ao público.
