A impotência masculina: um tema tabu a ser desconstruído

- Publicidade -

Séries, filmes e videojogos fazem parte da forma como a imagem do masculino tem sido construída e perpetuada e, principalmente no universo dos videojogos, a correlação entre masculinidade e virilidade, em narrativas que frequentemente adotam modelos de sexualidade explorados de forma evidente, pode ser parte do que tem perpetuado o tabu da impotência masculina. À medida que algumas séries e filmes começam a dar espaço ao diálogo sobre este tipo de tema, ajudando na desconstrução social e cultural do tabu, a procura por soluções pode tornar-se mais simples e imediata, o que privilegiará a saúde sexual e psicológica dos homens. Saibam mais sobre o que é a impotência masculina, quais os sintomas e eventuais tratamentos.

O que é a impotência masculina?

A impotência, ou disfunção erétil, relaciona-se com a incapacidade frequente ou constante de um homem ter (ou manter) uma ereção que permita o natural curso da relação sexual. Ainda que seja uma doença benigna, o seu impacto psicológico e relacional pode ser bastante intenso. Este problema pode acontecer em homens de qualquer idade, embora seja mais frequente com o envelhecimento. Estima-se que o problema afete 50% dos homens entre os 40 e os 49 anos e 74% dos homens entre os 60 e os 69 anos. A impotência masculina é tratável em 90% dos casos, mas o tabu que rodeia o tema dificulta a procura de soluções por parte dos pacientes.

Impotência masculina

Os sintomas da disfunção erétil

Entre os principais sintomas da disfunção erétil, destacam-se:

  • Redução do desejo sexual;
  • Alterações na ereção e dificuldades na penetração;
  • Alterações na ejaculação.

A manifestação destes sintomas pode ser súbita ou progressiva, e pode também resultar de outro tipo de doenças ou ser consequência de uma cirurgia. Os sintomas podem ter origem física, psicológica ou de ambas as naturezas.

As soluções para a impotência

A consulta de um especialista, quando existe disfunção erétil, é sempre muito importante, já que o tratamento dependerá também da causa do problema. Existe medicação oral, que ajuda a favorecer a irrigação na região íntima masculina de forma bastante eficaz. No entanto, este tipo de comprimido poderá ser desaconselhado aos homens que sofram de problemas cardíacos ou vasculares, ou que tenham diabetes, o que é frequente na faixa etária mais propensa à impotência sexual.

Nesta medida, uma solução que pode ser bastante interessante é a aplicação de um creme erétil que trata os distúrbios de ereção em homens e os ajuda a conseguir uma ereção em alguns minutos, por aplicação direta na glande peniana. Em algumas situações, o acompanhamento psicológico e a terapia sexual também poderão ser importantes ferramentas para o tratamento da impotência

Em suma, desconstruir o tabu e falar sobre a disfunção erétil é também uma forma de encontrar uma solução eficaz para esta situação.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados