Com a IKEA Preowned, qualquer pessoa pode colocar à venda produtos da marca sueca que já não utiliza, vendendo esses produtos diretamente a outro comprador.
Em agosto do ano passado, o Grupo Ingka, o maior retalhista da IKEA, iniciou os testes do IKEA Preowned, uma plataforma digital de artigos em segunda mão, em Madrid (Espanha) e Oslo (Noruega), para ajudar os clientes a comprarem e venderem artigos da marca sueca entre si.
A empresa iniciou um período experimental nessas cidades, com um teste que decorreu até dezembro. Mas foi ainda antes do final do ano, neste caso em novembro, que ficámos a saber que este marketplace seria também lançado em Portugal. Aliás, a ideia passava por lançar o IKEA Preowned, até agosto de 2025, mas a verdade é que estamos agora no final de março e a plataforma já está disponível no nosso país.
A plataforma funciona como um marketplace, onde qualquer pessoa pode colocar à venda produtos IKEA que já não utiliza.
A utilização da IKEA Preowned é simples. Para quem deseja vender, basta carregar fotografias e informações dos artigos, aguardando depois pelo interesse de potenciais compradores. O encontro entre ambas as partes é combinado diretamente, permitindo que a entrega seja feita em condições acordadas entre vendedor e comprador.
Além de facilitar a revenda, o serviço também foi concebido para oferecer uma experiência de compra segura. Os consumidores podem cancelar encomendas e obter reembolsos sempre que necessário, garantindo maior confiança nas transações. O sistema sugere ainda preços recomendados e fornece detalhes sobre os produtos anunciados, tornando o processo mais transparente.
A IKEA preowned aceita uma grande variedade de produtos da marca, incluindo móveis e acessórios que ainda estão em comercialização ou que já foram descontinuados. No entanto, existem restrições: não é possível vender colchões, eletrodomésticos de cozinha, produtos alimentares ou produtos que não sejam da IKEA. Todas as publicações são verificadas antes de ficarem disponíveis na plataforma.
As transações podem ser concluídas através de transferência bancária ou, em alternativa, com um cartão de reembolso IKEA, que inclui um valor adicional de 15% para futuras compras na loja.
As compras são realizadas diretamente entre consumidores, sem intermediação da IKEA. A empresa não assegura a autenticidade, qualidade ou estado dos produtos anunciados, mas disponibiliza um sistema de proteção ao comprador, permitindo cancelamentos e reembolsos caso os artigos recebidos não correspondam à descrição apresentada.