O objetivo é que a plataforma fique disponível até agosto do próximo ano.
No passado mês de agosto, o Grupo Ingka, o maior retalhista da IKEA, iniciou os testes do IKEA Preowned, uma plataforma digital de artigos em segunda mão, em Madrid (Espanha) e Oslo (Noruega), para ajudar os clientes a comprarem e venderem artigos da marca sueca entre si.
A empresa iniciou um período experimental nessas cidades, com um teste a decorrer até dezembro para que, depois, possa avaliar e decidir os próximos passos. Mas é caso para dizer que este projeto-piloto deve estar a correr muito bem, uma vez que este marketplace será também lançado em Portugal.
“Nós, muito em breve, também a queremos lançar em Portugal, queremos que seja o mais rápido possível. Queremos que seja este ano fiscal, ou seja, de setembro a agosto”, disse Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da Ikea Portugal, ao ECO. Portanto, este marketplace será lançado em território nacional até agosto de 2025.
O IKEA Preowned é gratuito, permitindo aos utilizadores obter preços recomendados, fotografias profissionais e medições precisas. Cada anúncio inclui também descrições detalhadas dos produtos, guias de montagem e instruções de manutenção. Como seria de esperar, a plataforma só vende única e exclusivamente artigos IKEA.
A partir daí, e caso venda algum produto, o vendedor tem duas hipóteses: ou recebe o montante em questão por transferência bancária ou, então, aproveita esse saldo em voucher IKEA, sendo que a marca dará um valor extra caso o cliente opte pela segunda opção.