No topo do Hyatt Regency, em Alcântara, o ICON Bar & Rooftop oferece cocktails exclusivas, petiscos para partilhar e uma das melhores vistas para o pôr do sol em Lisboa.
Inaugurado em novembro de 2022, o Hyatt Regency Lisboa marcou a estreia da marca em Portugal, posicionando-se como uma unidade de referência no segmento de luxo. Classificado com cinco estrelas superior, o hotel dispõe de 204 quartos e suites de design contemporâneo, distinguindo-se pela localização estratégica junto ao rio Tejo e pelas amplas vistas sobre a capital. A proximidade a alguns dos ícones culturais e históricos mais emblemáticos, como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Palácio de Belém e a Cordoaria Nacional, reforça o seu enquadramento privilegiado.
Com acesso pedonal direto à frente ribeirinha, através de uma ponte, o hotel integra-se numa área requalificada com jardins e passeio marítimo, concebida para promover lazer e bem-estar. A poucos minutos de carro do centro histórico, a ligação entre a Lisboa tradicional e a Lisboa cosmopolita torna-se facilmente acessível.
Entre os principais destaques da unidade encontra-se um SPA com cerca de mil metros quadrados, gerido pela Serenity – The Art of Well Being, marca de renome internacional. O espaço inclui ainda um ginásio equipado com tecnologia de ponta e programas personalizados de saúde e bem-estar, o restaurante Viseversa e, ainda, um rooftop, que oferece uma vista panorâmica sobre o Tejo, acompanhada por uma proposta gastronómica de elevado nível. E foi precisamente este rooftop que fomos conhecer recentemente.
Situado num dos pontos mais altos da cidade, o espaço, com o nome ICON Bar & Rooftop, oferece uma vista privilegiada sobre o Tejo e a Ponte 25 de Abril, transformando-se num local de eleição para assistir ao pôr do sol e viver o ambiente estival lisboeta.
O bar combina sofisticação e descontração, afirmando-se como um dos rooftops mais procurados da capital – algo que pudemos testemunhar com o tempo a passar, mesmo tendo sendo um fim de tarde bastante ventoso. Há, até, uma piscina decorativa que serve quase como divisória para a área VIP do espaço – a entrada custa 200€ não consumíveis que dão direito a uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot, e ficam também com uma vista mais “livre”, digamos assim.
Enquanto o verão não termina, o rooftop recebe as ICONIK Yellow Hour, em parceria com a Veuve Clicquot – histórica casa de champagne francesa que estreou este ano, no Algarve, o seu primeiro Sun Club Veuve Clicquot em território português. Todas as quintas-feiras, entre as 17h e as 23h, o espaço assume um carácter festivo, com DJ ao vivo e uma atmosfera criada para acompanhar o espetáculo natural do entardecer.
A Veuve Clicquot é, neste momento, a patrocinadora do ICON Bar & Rooftop – chegaram a trabalhar com a Laurent Perrier -, e daí surgiram algumas mudanças, como usar o champagne da marca francesa e almofadas, chapéus e cadeiras com assinatura Veuve Clicquot.
Aberto diariamente a partir das 16h, o ICON Bar & Rooftop apresenta uma carta de cocktails de assinatura desenvolvida pela sua equipa de bartenders. Entre as propostas destacam-se o Exotic Porn Star (leva vodka Belvedere, maracujá, baunulha e espuma de espumante) e o Gin Basil (com Hendrick’s gin e cordial lima e manjericão), a par das Sangria Bowls, ideais para grupos, com especial relevo para a versão Apple Blossom, preparada com Veuve Clicquot e maçã verde. Já nós quisemos pedir o Mystic Mule (com vodka Belvedere, ginger beer, limão e espuma de gengibre), bem docinho por sinal.
Além dos variados cocktails e sangrias, têm também mocktails, várias referências de vinhos e outras bebidas brancas.
Quanto à oferta gastronómica, e se por acaso quiserem aconchegar o estômago, ou mesmo jantar no ICONIK Yellow Hour, isso é perfeitamente possível. Atenção, no entanto, que todas as opções são partilhar, sendo que o que vão encontrar neste menu são clássicos reinventados, personalizados com ingredientes frescos e técnicas modernas.
O menu atual – entrou em vigor ainda antes do verão – não é vasto, nem sequer é isso que se pretende, e é por isso que tem um total de nove opções: Gyosas de vegetais e camarão (com molho teriyaky, wakame e sésamo), Trilogia de Dips e Totopos (com guacamole, creme de trufa e molho tzatziki), Tábua de queijos nacionais com tostas caseiras, Taco de atum (com maionese de wasabi, ovas e cebola crocante), Presunto Pata Negra (presunto de porco ibérico com pistáchios), Focaccia de rosbife e creme trufado (com mostarda), Tiger bun de brioche com camarão e maionese de kimchi, Bão de leitão à Bairrada (com maionese de pimenta) e Mini hamburguéres de foie gras (com cereja e chutney de cebola roxa). Importante também dizer que o menu refere o número de unidades em cada prato pedido, precisamente para reforçar a ideia de partilha.
Não pedimos todas as opções como seria de esperar, mas fomos para quatro delas: Gyosas de vegetais e camarão, Taco de atum, Focaccia de rosbife e creme trufado e Bão de leitão à Bairrada. Daqui, a nossa opção preferida foi, claramente, o Taco de atum, com a proteína a revelar-se bem fresca e com a maionese wasabi a dar o toque perfeito, não fosse esta uma mistura muito utilizada pelos chefs para confeção de certas peças de sushi ou como creme de acompanhamento aos pratos de sushi.
O Bão de leitão à Bairrada também não desiludiu, e na verdade é uma opção que revela o cuidado de quem está na cozinha: basicamente cada bão tem várias (e deliciosas) tiras de leitão sem qualquer camada de gordura. Ainda que alguém possa sentir a falta daquela crocância, não foi o nosso caso, e tão depressa chegou à nossa mesa como desapareceu.
As Gyosas de vegetais e camarão também não desiludiram, embora o camarão não estivesse muito evidenciado, mas esperávamos mais da Focaccia de rosbife, pois apesar de bem servida, o creme trufado era praticamente inexistente.
No fundo, o que podemos retirar da experiência é que, se quiserem ótimas bebidas, boa comida para partilhar e uma vista incrível, não precisam de procurar mais. É daqueles programas perfeitos a dois – há mantas para os mais friorentos – ou mesmo entre amigos. E não, o ICON Bar & Rooftop não é sazonal – apesar de não ter uma cobetura ou tejadilho, continuará a funcionar mesmo em dias mais frios. Basta que estejam reunidas as condições para receber clientes.
Com o Tejo em pano de fundo e o pôr do sol a marcar o ritmo da cidade, o ICON Bar & Rooftop assume-se como ponto de encontro onde música, convívio e vistas ímpares se conjugam para celebrar o verão em Lisboa. Aberto todos os dias a partir das 16h, recomenda-se vivamente a reserva – podem também ligar para o 219023205 -, havendo ainda um consumo mínimo de 30€ por pessoa para duas horas.